Concurso TSE Unificado: FGV é a banca! Edital iminente
Por Professor Isaquel Silva
O edital do concurso TSE Unificado será organizado pela FGV! A escolha da empresa foi anunciada pela própria Justiça Eleitoral e, com isso, a publicação do edital é iminente.
Segundo o comunicado que trouxe a escolha da empresa, divulgado no dia 7 de dezembro, serão 520 vagas para os cargos de técnico e analista, ambos de nível superior.
A previsão é de que as provas possivelmente sejam aplicadas no início de 2024.
Vale lembrar que este não será o primeiro concurso unificado realizado pelo TSE, em 2007 o órgão publicou um edital destinado ao preenchimento de vagas no TRE RJ, TRE RO, TRE AC e TRE RR.
Concurso TSE Unificado: Situação atual
Banca definida
A escolha da empresa responsável pelo edital unificado do TSE foi divulgada no dia 7 de dezembro por meio das redes sociais oficiais da Justiça Eleitoral.
Segundo a publicação, serão 520 vagas de nível superior distribuídas entre as carreiras de técnico e analista, ambas de nível superior.
Coptrel
Durante o 83º COPTREL (Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais), foi revelado que o estudo técnico preliminar para realização do concurso TSE Unificado já foi finalizado.
A previsão dos membros do encontro é de que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre de 2024, com contratação da banca nos próximos dias. Por isso, os integrantes decidiram solicitar ao TSE o cronograma de atividades do certame.
Justiça Eleitoral
No dia 09 de novembro de 2023 foi divulgado nas redes sociais da Justiça Eleitoral que o edital deve ser publicado em breve.
Na postagem consta detalhes do certame como: reserva de vagas para pessoas negras, com deficiência e indígenas; pode ser realizado em etapa única ou distintas; será edital único; como será a lista de classificação; prazo de validade e muito mais.
Comissão
A comissão que acompanhará o desenvolvimento do concurso TSE Unificado foi alterada! O novo documento com os nomes dos membros do grupo responsáveis pelo planejamento do certame foi divulgado através do Diário Oficial da União.
Confira abaixo os integrantes:
- Membros:
- Lucas Fonseca e Melo;
- Rodrigo Emanuel Couto;
- Luciana Rodrigues de Castro;
- Rubens André Gonçalves Dusi; e
- Simone Ferreira de Almeida Siqueira.
Resolução
A resolução que estabelece as normas gerais para a realização do concurso para provimento de cargos efetivos dos Quadros de Pessoal da Justiça Eleitoral foi publicada!
De acordo com o documento, serão contratadas instituições especializadas em processos de recrutamento e seleção de pessoas para a execução dos concursos públicos.
A nomeação dos candidatos aprovados respeitará os critérios de alternância e de proporcionalidade, que consideram a relação entre o número total de vagas e o número de vagas reservadas a pessoas candidatas com deficiência e negras.
Os concursos poderão ser realizados em etapa única ou em etapas distintas, mediante a aplicação de provas, de caráter eliminatório e/ou classificatório, em que serão avaliados conhecimentos gerais e específicos sobre as disciplinas e conteúdos constantes do edital de abertura das inscrições.
Resolução aprovada
No dia 10 de outubro foi aprovada a resolução do certame. Serão 20% das vagas reservadas para pessoas negras, 10% para Pessoas com Deficiência e 3% para indígenas. Caso não haja o preenchimento dessas vagas, elas voltam para serem preenchidas pelos candidatos em geral.
Ministro do TSE
A realização do concurso TSE Unificado foi abordada em reunião realizada no dia 4 de outubro de 2023, no Tribunal Superior Eleitoral, entre o presidente Alexandre de Moraes e as presidências de 16 Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s). Os detalhes da reunião não foram divulgados.
Equipe de planejamento
De acordo com Portaria Nº 739, de 20 de setembro de 2023, a equipe para planejamento da contratação de provimento de cargos vagos, bem como formação de cadastro reserva, na Justiça Eleitoral, está formada.
Porém, em contato com a imprensa do TSE, no dia 25 de setembro de 2023, não foi possível confirmar se o certame ainda irá reunir todos os TREs ou se o TSE pretende divulgar o edital de forma independente, muito menos se previsão de publicação segue sendo para este ano.
Informações sobre atualização do panorama
A realização do 82º do Encontro do Colégio de Presidentes do Tribunais Regionais (Coptrel) levantou a as expectativas sobre novas atualizações do certame centralizado com a presença de todos os Tribunais Regionais Eleitorais.
Todavia, com o final do encontro no dia 19 de agosto, nenhuma progressão para a efetivação da seleção foi apresentada.
Em nota à equipe de jornalismo do Estratégia Concursos, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a ausência de novidades e informou que as atualizações serão amplamente divulgadas através dos canais de comunicação do órgão.
- Concurso TSE Unificado
- Status: banca definida
- Vagas: 520
- Banca organizadora: FGV
- Escolaridade: Nível superior
- Salário inicial: R$ 8.046,84 a R$ 13.202,62
- Último edital: 2006/2007/ Conteúdo programático.
Notícias relacionadas
A banca Instituto AOCP divulgou o edital de horário e local de provas do Concurso Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). As provas estão confirmadas para o dia 21 de janeiro de 2024. ...
A nova data para o concurso público da Prefeitura de Rio Largo, município da região metropolitana de Maceió, foi divulgada nesta quarta-feira (25). As provas vão acontecer no dia 24 de novembro. O ...
Mais um passo foi dado para a realização do novo concurso Polícia Penal CE. A comissão que ficará responsável pela coordenação foi formada e anunciada oficialmente. A portaria assinada pela secretá...