Concurso TSE Unificado: FGV é a banca! Edital iminente

Por Professor Isaquel Silva

O edital do concurso TSE Unificado será organizado pela FGV! A escolha da empresa foi anunciada pela própria Justiça Eleitoral e, com isso, a publicação do edital é iminente.
Segundo o comunicado que trouxe a escolha da empresa, divulgado no dia 7 de dezembro, serão 520 vagas para os cargos de técnico e analista, ambos de nível superior.
A previsão é de que as provas possivelmente sejam aplicadas no início de 2024.
Vale lembrar que este não será o primeiro concurso unificado realizado pelo TSE, em 2007 o órgão publicou um edital destinado ao preenchimento de vagas no TRE RJ, TRE RO, TRE AC e TRE RR.
Concurso TSE Unificado: Situação atual
Banca definida
A escolha da empresa responsável pelo edital unificado do TSE foi divulgada no dia 7 de dezembro por meio das redes sociais oficiais da Justiça Eleitoral.
Segundo a publicação, serão 520 vagas de nível superior distribuídas entre as carreiras de técnico e analista, ambas de nível superior.
Coptrel
Durante o 83º COPTREL (Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais), foi revelado que o estudo técnico preliminar para realização do concurso TSE Unificado já foi finalizado.
A previsão dos membros do encontro é de que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre de 2024, com contratação da banca nos próximos dias. Por isso, os integrantes decidiram solicitar ao TSE o cronograma de atividades do certame.
Justiça Eleitoral
No dia 09 de novembro de 2023 foi divulgado nas redes sociais da Justiça Eleitoral que o edital deve ser publicado em breve.
Na postagem consta detalhes do certame como: reserva de vagas para pessoas negras, com deficiência e indígenas; pode ser realizado em etapa única ou distintas; será edital único; como será a lista de classificação; prazo de validade e muito mais.
Comissão
A comissão que acompanhará o desenvolvimento do concurso TSE Unificado foi alterada! O novo documento com os nomes dos membros do grupo responsáveis pelo planejamento do certame foi divulgado através do Diário Oficial da União.
Confira abaixo os integrantes:
- Membros:
- Lucas Fonseca e Melo;
- Rodrigo Emanuel Couto;
- Luciana Rodrigues de Castro;
- Rubens André Gonçalves Dusi; e
- Simone Ferreira de Almeida Siqueira.
Resolução
A resolução que estabelece as normas gerais para a realização do concurso para provimento de cargos efetivos dos Quadros de Pessoal da Justiça Eleitoral foi publicada!
De acordo com o documento, serão contratadas instituições especializadas em processos de recrutamento e seleção de pessoas para a execução dos concursos públicos.
A nomeação dos candidatos aprovados respeitará os critérios de alternância e de proporcionalidade, que consideram a relação entre o número total de vagas e o número de vagas reservadas a pessoas candidatas com deficiência e negras.
Os concursos poderão ser realizados em etapa única ou em etapas distintas, mediante a aplicação de provas, de caráter eliminatório e/ou classificatório, em que serão avaliados conhecimentos gerais e específicos sobre as disciplinas e conteúdos constantes do edital de abertura das inscrições.
Resolução aprovada
No dia 10 de outubro foi aprovada a resolução do certame. Serão 20% das vagas reservadas para pessoas negras, 10% para Pessoas com Deficiência e 3% para indígenas. Caso não haja o preenchimento dessas vagas, elas voltam para serem preenchidas pelos candidatos em geral.
Ministro do TSE
A realização do concurso TSE Unificado foi abordada em reunião realizada no dia 4 de outubro de 2023, no Tribunal Superior Eleitoral, entre o presidente Alexandre de Moraes e as presidências de 16 Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s). Os detalhes da reunião não foram divulgados.
Equipe de planejamento
De acordo com Portaria Nº 739, de 20 de setembro de 2023, a equipe para planejamento da contratação de provimento de cargos vagos, bem como formação de cadastro reserva, na Justiça Eleitoral, está formada.
Porém, em contato com a imprensa do TSE, no dia 25 de setembro de 2023, não foi possível confirmar se o certame ainda irá reunir todos os TREs ou se o TSE pretende divulgar o edital de forma independente, muito menos se previsão de publicação segue sendo para este ano.
Informações sobre atualização do panorama
A realização do 82º do Encontro do Colégio de Presidentes do Tribunais Regionais (Coptrel) levantou a as expectativas sobre novas atualizações do certame centralizado com a presença de todos os Tribunais Regionais Eleitorais.
Todavia, com o final do encontro no dia 19 de agosto, nenhuma progressão para a efetivação da seleção foi apresentada.
Em nota à equipe de jornalismo do Estratégia Concursos, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a ausência de novidades e informou que as atualizações serão amplamente divulgadas através dos canais de comunicação do órgão.
- Concurso TSE Unificado
- Status: banca definida
- Vagas: 520
- Banca organizadora: FGV
- Escolaridade: Nível superior
- Salário inicial: R$ 8.046,84 a R$ 13.202,62
- Último edital: 2006/2007/ Conteúdo programático.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso Guarda Municipal de Bom Jardim-PE: edital deve ofertar 15 vagas
10 de Janeiro de 2024Câmara de Nísia Floresta aprova criação da Guarda Municipal
10 de Janeiro de 2024Câmara de Carpina anuncia que realizará concurso público este ano