Concurso PM PB e BM PB: editais retomados sem restrição de gênero
Por Professor Isaquel Silva
O concurso público para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros da Paraíba foi retomado sem restrição de gênero. O comunicado do fim da suspensão do edital foi divulgado no Diário Estadual desta terça-feira, dia 5.
Conforme destacado no comunicado, a retomada sem a restrição de gênero às mulheres atende à decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade 7485, cujas vagas não podem fazer a separação entre homens e mulheres.
Cabe destacar que situação semelhante já aconteceu em outros concursos de Polícias Militares pelo país, como a do Distrito Federal, Rio de Janeiro e, recentemente, Minas Gerais.
O objetivo é retirar a cláusula que prevê a reserva de vagas para mulheres em concursos para a PM. Segundo o entendimento do STF, as candidatas do sexo feminino devem concorrer à integralidade das vagas.
Com a retomada do concurso para a PM e Bombeiros da Paraíba, os resultados das provas objetivas foram republicados no portal do IBFC, organizadora da seleção.
Com a divulgação das notas, o prazo recursal contra o novo resultado preliminar foi reaberto, podendo o candidato entrar com recurso das 10h desta terça-feira, dia 5, até as 17h do dia 6 de março.
De acordo com o comunicado, os candidatos já avaliados nas etapas posteriores do Exame Intelectual - prova objetiva, que obtiveram classificação para participar das demais etapas e que já tiveram seus resultados publicados, não serão avaliados novamente, mantendo-se os resultados já divulgados válidos.
Resumo concurso PM e BM PB
- Órgão: Polícia Militar da Paraíba e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba
- Situação atual: provas aplicadas
- Banca: IBFC
- Vagas: 1.100 (900 PM e 200 Bombeiros PB)
- Cargos: soldado
- Requisitos: nível médio
- Salários: R$4.206,87
Concurso PM e Bombeiros PB oferece mais de mil oportunidades
Divulgado em 2023, o edital do concurso PM e BM PB oferece 900 oportunidades para o quadro de soldados na Polícia Militar e 200 oportunidades para o quadro de soldados do Corpo de Bombeiros.
Para ingressar nas carreiras, o candidato deveria possuir o nível médio, além de idade entre 18 e 32 anos e estatura mínima de 1,60m (homens) e de 1,55 m (mulheres).
Os candidatos serão avaliados por meio de quatro etapas, como exame intelectual (provas objetivas e discursivas), exame psicológico, exame de saúde e exame de aptidão física.
As provas objetivas exigiram conhecimentos nas seguintes áreas:
- 15 questões de Língua Portuguesa;
- 10 questões de Raciocínio Lógico;
- 10 questões de Geografia e História da Paraíba;
- 10 questões de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
- 10 questões de Noções de Informática; e
- 25 questões de Noções de Direito e Sociologia.
A prova discursiva foi constituída de uma redação com o mínimo de 15 e o máximo de 30 linhas.
Notícias relacionadas
Saiu no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, desta quarta-feira (27), o extrato de ratificação de contratação do INSTITUTO DE APOIO À GESTÃO EDUCACIONAL (IGEDUC) para organizar o Concurso Públ...
A banca IGEDUC realizou uma série de atualizações no edital do concurso público para o cargo de Guarda Civil Municipal do município de Ibirajuba, Pernambuco. Principais atualizações: 1) Revogaçã...
Entenda o que aconteceu com o cronograma do Concurso da Prefeitura de Olinda-PE No dia 26 de julho, a banca organizadora IAUPE divulgou um comunicado suspendendo o cronograma do Concurso da Prefeit...