Concurso Polícia Científica PE: governo confirma edital este ano
Por Professor Isaquel Silva
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, confirmou que a Polícia Científica do Estado (Politec PE) abrirá concurso ainda este ano. A afirmação ocorreu na segunda-feira, 1º, durante reunião semanal de monitoramento do programa Juntos pela Segurança.
Raquel também mencionou a nomeação de 416 policiais penais no ano passado, além dos concursos abertos para Polícia Civil, que terá o dobro das 445 vagas anunciadas, e para a Polícia Militar, que terá a convocação de 5.250 vagas.
No caso da Polícia Científica, o governo já autorizou um novo concurso com 214 vagas, a serem distribuídas por três carreiras de nível superior:
- médico legista: 60 vagas;
- perito criminal: 77 vagas; e
- agente de medicina legal: 77 vagas.
Os salários atuais não foram informados.
Após a assinatura da autorização, em novembro do ano passado, a governadora Raquel Lyra informou qual será o próximo passo para abertura do concurso Politec PE:
"Em breve vamos anunciar a contratação da empresa que ficará responsável pelo concurso, assim como as datas de lançamento do edital e das provas. É dessa forma que a gente vai garantir mais segurança para o nosso estado", disse a governadora.
Uma banca organizadora será contratada para receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
Resumo concurso Politec PE
- Instituto: Polícia Científica de Pernambuco
- Situação atual: autorizado
- Banca: a definir
- Cargos: médico legista, perito criminal e agente de medicina legal
- Escolaridade: nível superior
- Vagas: 214
- Remuneração: a confirmar
- Inscrições: a confirmar
- Data da prova objetiva: a confirmar
Último concurso Politec PE foi realizado em 2016
O último concurso para ingresso na Polícia Científica de Pernambuco ocorreu em 2016.
O edital trouxe a oferta de 316 vagas para os cargos de auxiliar de legista (73), auxiliar de perito (96), perito papiloscopista (51), médico legista (40) e perito criminal (56).
Os vencimentos, na época, variaram entre R$3.276,42 e R$8.497,62.
A seleção foi organizada pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Os candidatos foram avaliados por meio de sete etapas, sendo elas:
- Provas objetivas (100 questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos);
- Provas discursivas;
- Prova de capacidade física;
- Avaliação psicológica;
- Exame médico;
- Investigação social; e
- Curso de formação.
Notícias relacionadas
Saiu no Diário Oficial desta quinta-feira (1º), o edital do Concurso de Agente Municipal de Trânsito da Prefeitura de Olinda. Ao todo, são dez vagas - uma para pessoa com deficiência - para contrataç...
Vem aí Concurso da Prefeitura de Pedras de Fogo-PB. O processo de escolha da banca começou com recebimento de propostas de bancas interessadas em organizar o certame. CONFIRA O TERMO DE REFERÊNC...
Os locais de prova do concurso da Guarda Civil Municipal de João Pessoa foram divulgados e já estão disponíveis para visualização dos candidatos no site da organizadora. As provas acontecem neste domi...