Concurso INSS: espera autorização do Ministério! Saiba mais!

Por Professor Isaquel Silva

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (concurso INSS) é um dos mais aguardados pelos concurseiros de todo o Brasil. O presidente da autarquia Renato Rodrigues Vieira informou para a Folha Dirigida que o pedido para a realização da seleção já foi enviado ao Ministério da Economia e aguarda o parecer positivo para iniciar os trâmites legais de abertura.
Renato já havia anunciado anteriormente a importância da realização de um novo concurso para “arrumar a casa”. Os servidores irão dar um novo ar para as atividades, trazer mais agilidade nos atendimentos e diminuir o sobrecarregamento de trabalho dentro do órgão.
Os principais entraves, de acordo com o próprio Instituto, é a falta de orçamento para a realização de uma nova seleção que, por ora, depende da autorização da pasta para a disponibilização de aporte financeiro.
Ele também explicou que mensalmente são recebidos um milhão de novos requerimentos de aposentadorias, dos quais precisam ser analisados. “Uma solução para atender às demandas será a digitalização de serviços. O cidadão poderá iniciar o atendimento pela internet ou por telefone”, conta. Porém, só digitalizar não basta, anunciam o MPF e o TCU.
Concurso INSS: histórico
A história do concurso do INSS se iniciou no ano de 2017 e segue até os dias de hoje. Há muitos cargos ociosos, um grande número de profissionais se aposentando, precariedade na prestação de serviços e no atendimento aos cidadão brasileiros. É assim que está a estrutura do Instituto Nacional do Seguro Social.
De acordo com informações do Ministério da Economia, foram solicitadas 7.888 vagas, de níveis médio e superior, para provimento nos cargos: Técnico, Analista e Perito Médico. A assessoria do INSS já informou com exclusividade ao Gran Cursos Online que muitos profissionais estão realizando os processos internos para se aposentarem, sendo mais de 2.500 solicitações para o ano de 2019.
Em contato anterior, por meio de resposta oficial (veja aqui) o Ministério da Economia se pronunciou que mesmo com a recomendação urgente e explícita emitida pelo Ministério Público Federal (MPF), não há previsão de realização de concurso por conta do impacto orçamentário-financeiro.
O déficit atual é de mais de 20 mil pessoas, sendo 22.613 cargos desocupados e ainda irão ter mais por conta de vacâncias diversas: aposentadoria, exonerações, mortes e outros motivos.
A mídia está de olho no Instituto Nacional de Seguro Social pois no dia 10 de julho deste ano, o texto base da Reforma da Previdência foi aprovado em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Agora, o projeto precisa ser aprovado também em segundo turno e posteriormente deverá ser analisado pelo Senado.
Detalhes do concurso INSS
- Concurso: Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS)
- Banca Organizadora: A definir
- Cargos: Técnico do Seguro Social, Analista e Médico Perito
- Escolaridade: Níveis médio e superior
- Número de vagas: 7.888 vagas solicitadas
- Remuneração: de R$ 5.184,79 a R$ 12.683,79
- Situação: Solicitado ao Ministério da Economia
- Previsão p/ publicação do edital: 2019

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso PF Administrativo reabre inscrições para 192 vagas
10 de Janeiro de 2024Nova comissão formada para novo edital do concurso DETRAN AL
10 de Janeiro de 2024Concurso PF 2025 tem EDITAL PUBLICADO com mil vagas