Concurso Nacional Unificado: cronograma será anunciado nesta quinta-feira (4)

Publicado em 03 de July de 2024 às 20h32m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

Boa notícia para os concurseiros que aguardam a divulgação do novo cronograma do Concurso Nacional Unificado: as datas serão informadas na próxima quinta-feira, 4 de julho!

A informação foi confirmada pelo Ministério da Gestão e Inovação neste 3 de julho. De acordo com o MGI, o cronograma será divulgado durante a coletiva de imprensa, marcada para acontecer às 10 horas, no Bloco K da Esplanada dos Ministérios. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal do MGI no YouTube.

A expectativa é que, além do cronograma do Concurso Nacional Unificado, o MGI também anuncie novas autorizações para a realização de concursos federais.

As provas, anteriormente marcadas para o mês de maio, foram reagendadas para 18 de agosto, após o Rio Grande do Sul decretar estado de calamidade pública devido às fortes enchentes.

O CNU será realizado em 228 municípios, abrangendo todas as regiões do país. Vale destacar que mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram para participar da seleção.

Panorama do Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

Segundo o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

A previsão do governo federal é que as mesmas provas que já foram impressas e seriam aplicadas em 5 de maio sejam aplicadas no dia 18 de agosto.

Resumo do Concurso Nacional Unificado

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Com 400 vagas, concurso Polícia Penal PI deve sair em 1º de março

O edital do concurso público para a Polícia Penal do Piauí deverá ser lançado na próxima sexta, 1º de março, com a oferta de vagas imediatas e cadastro reserva. A informação foi repassada pelo secr...

Relacionada
Edital do Concurso Público para Guarda Municipal de Camaragibe/PE é atualizado

A Prefeitura Municipal de Camaragibe, em Pernambuco, anunciou uma retificação no edital nº 001/2024, referente ao concurso público para provimento de vagas no cargo de Guarda Municipal. A atualizaç...

Relacionada
Cresce a expectativa de CONCURSOS PÚBLICOS na ALEPE e Câmara do Recife em 2025

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e a Câmara Municipal do Recife estão no centro de um debate crescente sobre a necessidade urgente de realizar novos concursos públicos em 2025, devido a ...