Governo, sindicato e MP discutem novo concurso Polícia Penal PB
Por Professor Isaquel Silva
A realização de um novo concurso Polícia Penal PB foi tema de reunião entre o Governo da Paraíba, o Ministério Público e o Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado (SINDPP/PB).
De acordo com o MP PB, o encontro serviu para dar mais transparência na realização da seleção, além de promover um maior diálogo entre o sindicato e o governo estadual.
“A melhoria das ferramentas de diálogo e a busca por soluções consensuais e a construção de um processo transparente e participativo, em todas as suas fases, são necessários para o avanço salutar e democrático das discussões em torno do concurso público para policial penal estadual na Paraíba”, reforçou o promotor Ricardo José Medeiros.
No encontro, os representantes das secretarias de Administração (Sead) e Penitenciária (Seap) reforçaram que existem três minutas de Projetos de Lei (PL) que estão em fase final de ajustes e que serão, posteriormente, encaminhadas à Assembleia Legislativa da Paraíba.
ADQUIRA AGORA O CURSO ON-LINE POLÍCIA PENAL DA PARAÍBA
Entre os projetos, os destaques ficam para os que preveem uma nova lei orgânica, que modificará o plano de cargos e carreiras da Polícia Penal.
A publicação do novo edital ocorrerá apenas após a aprovação das respectivas matérias na Casa Legislativa.
No momento, a expectativa é de que o concurso Polícia Penal PB seja destinado ao provimento de mil vagas para a carreira, que poderá passar a exigir nível superior completo.
A ausência de limite de idade é outra atualização que deverá constar no novo edital. As possíveis mudanças no cargo são pontos que ainda serão discutidos na atualização do plano de cargos e carreiras.
De acordo com o Ministério Público da Paraíba, o governo acatou a sugestão do promotor de encaminhar a minuta de reestruturação da carreira ao sindicato, com o objetivo de manter um canal aberto e a colaboração entre as partes.
Novo edital pode sair ainda este ano
A expectativa do governo é que o edital não demore a sair, podendo, inclusive, ser publicado ainda este ano.
No mês de abril, o sercetário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, reforçou que o objetivo era realizar o concurso "o mais rápido possível".
Na época, inclusive, o secretário também reforçou que as oportunidades contemplarão, em um primeiro momento, o novo presídio de Gurinhém. Em seguida, serão observadas as demais lotações que precisarão de vagas.
É importante destacar que o governador João Azevêdo também acredita na publicação do edital ainda este ano.
Último concurso Polícia Penal PB ofertou 2 mil vagas
O último concurso para agente de segurança penitenciária (antiga denominação da atual carreira de policial penal) foi realizado em 2008.
Sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC), a seleção foi destinada ao provimento de 2 mil oportunidades para a carreira.
Os candidatos, na época, foram avaliados por meio de provas objetivas, avaliação psicológica e curso de formação.
A prova objetiva exigiu conhecimentos em Língua Portuguesa (20 questões), Atualidades (15 questões) e Legislação Específica (Lei de Execução Penal, Lei Estadual nº 5.022/1988, decreto nº 12.832/1988 e Resolução nº 001/CECP/07.
Notícias relacionadas
As provas do concurso PM SP, para o cargo de soldado, estavam marcadas para este domingo, dia 4 de fevereiro. No entanto, os exames foram cancelados, segundos os candidatos. Marcadas inicialmente p...
Os interessados em uma das vagas do concurso Câmara de Olinda PE devem ficar atentos ao cronograma da seleção. Isso porque as inscrições terminam nesta quarta-feira, 14. Os interessados poderão se ...
A banca organizadora INDEC divulgou os locais de provas do concurso Câmara Cabo Santo Agostinho, região metropolitana do Recife. O certame oferece 42 vagas imediatas, além de cadastro reserva. A...