Redação do CNU é sobre como educação pode ajudar a reduzir desigualdades

Publicado em 18 de agosto de 2024 às 15h47m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O tema da redação do "Enem dos concursos", exigida somente para candidatos a vagas que exigem ensino médio, foi: "Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?".

Quem concorre a cargos de ensino superior não fez redação, mas respondeu a uma questão dissertativa. Os temas variaram conforme o bloco temático escolhido pelo candidato, entre os 8 que existem no concurso.

O Concurso Nacional Unificado (CNU), que está sendo realizado neste domingo (18), é o maior processo seletivo para servidores públicos da história do país, com mais de 2 milhões de inscritos. Pela primeira vez, um exame reúne mais de 6 mil vagas em 21 órgãos federais.

As provas foram divididas em oito blocos temáticos e apenas os candidatos do bloco 8, que concorrem a cargos de nível médio, tiveram que fazer a redação. Essa é a área com o maior número de inscritos do concurso: 694.551.

Pela manhã, os participantes desse bloco também responderam a 15 questões de múltipla escolha de língua portuguesa. A prova da tarde é composta por 45 questões objetivas de matemática, noções de direito e realidade brasileira.

Já o exame para os que concorrem nos blocos 1 a 7, que são de vagas que exigem ensino superior, contam com 20 questões objetivas (múltipla escolha) u de conhecimentos gerais na parte da manhã e outras 50 sobre conhecimentos específicos do bloco temático à tarde.

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU)  em números — Foto: g1

Quais são os próximos passos?

  • Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h): 18/08
  • Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08
  • Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10/09
  • Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10
  • Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
  • Previsão de divulgação dos resultados finais: 21/11
  • Início da convocação para posse e cursos de formação: janeiro/2025