Concurso de Rio Largo-AL: Prefeitura emite nota sobre adiamento das provas

Por Professor Isaquel Silva

Está mantido o concurso público da Prefeitura de Rio Largo, mas não mais para este domingo (22). Quem autoriza é o desembargador Paulo Barros da Silva Lima, do Tribunal de Justiça de Alagoas, que atendeu durante o plantão do fim de semana a um pedido da prefeitura do município e derrubou uma decisão liminar do juiz de primeiro grau que suspendeu o concurso.
A decisão do desembargador foi tomada no sábado (21) e a prefeitura decidiu adiar a aplicação das provas marcadas para este domingo (22) para trazer segurança aos mais de 36 mil inscritos, tendo em vista as decisões proferidas.
O novo cronograma poderá ser conferido na íntegra por meio do portal da banca organizadora, Instituto Indec, pelo site oficial: https://institutoindec.org.br/.
Sobre os motivos da suspensão do concurso, o desembargador entendeu que “não se verifica qualquer nulidade/ilegalidade na regra do edital em questão que observa as regiões geográficas definidas em microáreas e que impossibilitou a oferta do percentual de 5% das vagas do certame, relativamente ao cargo de agente comunitário de saúde, aos candidatos com deficiência”.
Paulo Barros também afirma que “no que toca à alegação do Ministério Público no sentido de que o edital em questão oferta número de vagas maior do que previsto em lei, tal fato, por si só, não possui o condão de suspender o concurso em questão, podendo, ao final da ação, restando constatado o excesso, ser determinada a retificação do instrumento editalício”.
NOTA NA ÍNTEGRA:
O concurso público realizado pelo Município de Rio Largo, regido pelo edital n.001/2024 e suas retificações, apesar de nao ter mais nenhuma decisão judicial que suspenda sua realização, por decisão administrativa permanecerá suspenso.
É que no dia de hoje, o Tribunal de Justica de Alagoas, acatou pedido realizado pelo Municipio de Rio Largo e determinou a suspensão da decisão, que foi proferida pelo Juízo da 1° Vara Cível da Comarca de Rio Largo, que havia suspendido o referido concurso, cujas provas objetivas seriam aplicadas no próximo domingo, dia 22 de setembro de 2024.
Ainda assim, registra-se que o concurso público será adiado, não mais por determinação judicial, mas por determinação da própria administração municipal, a fim de trazer segurança aos inscritos, haja vista as decisão proferidas ontem e hoje.
Essa decisão administrativa visa dar segurança aos mais de 36.000 inscritos, para que possam se preparar de forma adequada para a realização das provas na data que será posteriormente divulgada.
Reafirma-se ainda que o novo cronograma poderá ser conferido na íntegra, por meio do portal da banca organizadora, Instituto Indec, pelo site oficial: https://institutoindec.org.br/.
Fonte: Rio Largo Notícias/Gazeta Web

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso Prefeitura João Alfredo: inscrições terminam neste domingo (23)
10 de Janeiro de 2024Concurso Polícia Penal PB tem banca definida para mil vagas
10 de Janeiro de 2024Recife anuncia início de processo para armamento da Guarda Municipal