Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso Fundac PB: comissão formada para novo edital

Publicado em 25 de October de 2024 às 13h50m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O concurso Fundac PB está com comissão formada. A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente designou os servidores para a organização do certame para provimento de cargos efetivos.

A Fundac PB coordena em nível estadual a Política de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente  e também é corresponsável pelo assessoramento ao atendimento realizado aos  adolescentes com medida socioeducativa em meio aberto nos municípios do estado.

Foi instituída nesta sexta-feira, 25 de outubro, a comissão organizadora responsável pela realização do próximo concurso público Fundac PB (Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Paraíba).

Ainda não há mais detalhes sobre o quantitativo de vagas e previsão para publicação do edital. A expectativa é de que o provimento seja para o cargo de Agente Socioeducativo, que exige nível médio e oferece salário de R$ 2.196,80 + 20% adicional noturno.

De acordo com as informações divulgadas em ato governamental no Diário Oficial do Estado, o grupo é composto por sete integrantes, sob presidência de Marlene Rodrigues da Silva. Veja abaixo:

Comissão do concurso Fundac PB

O ÚLTIMO CONCURSO 

O último concurso foi realizado em 2019 e ofertou 400 vagas de nível médio para o cargo de Agente Socioeducativo. A banca organizadora foi a IBADE.

Cargos, vagas e requisitos – concurso Fundac PB

Para concorrer às 400 vagas para o cargo de Agente Socioeducativo do Concurso Fundac PB, os candidatos deveriam ter Ensino Médio ou Técnico Equivalente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). As vagas foram dividas por áreas em que a Fundac tem unidades socioeducativas. Acompanhe abaixo a distribuição de vagas e o quadro demonstrativo das unidades correspondente a cada área do último edital.

  • Área I – 277 vagas
  • Área II – 88 vagas
  • Área III – 35 vagas

Além disso, as vagas foram destinadas para o sexo feminino e masculino, conforme segue abaixo.

Concurso Fundac PB: distribuição de vagas.

Município Unidade
ÁREA I: João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Mamanguape, Rio Tinto, Sapé, Itabaiana e Guarabira. CEA-Centro Educacional do Adolescente;
CSE-Centro de Atendimento Socioeducativo Edson Mota;
CEJ-Centro Educacional do Jovem;
UAS-Unidade de Atendimento Socioeducativa ”Rita Gadelha”;
Unidade de Semiliberdade;
Padaria Escola e Profissionalização “NOSSO PÃO”
ÁREA II Lagoa Seca, Campina Grande, Alagoa Grande, Bananeiras e Monteiro Lar do Garoto/Abrigo Provisório
ÁREA III Sousa, Santa Luzia, Patos, Piancó, Itaporanga, Conceição, Uiraúna e Cajazeiras. CEA-Centro Educacional do Adolescente

 

Concurso Fundac PB: Conheça a fundação

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (FUNDAC) é corresponsável pelo assessoramento ao atendimento realizado aos adolescentes, com medida socioeducativa. Sua missão e valores são:

  • Coordenar o atendimento socioeducativo de adolescentes e jovens em conflito com a lei
  • Executar as medidas de privação e restrição de liberdade
  • Ter o adolescente como razão prioritária
  • Respeitar à dignidade do ser humano, sua individualidade, sem discriminação da cor, diversidade religiosa e sexual ou ideologia politica
  • Relacionamento ético e transparente
  • Fundamentar suas ações centradas na Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, nas normas da Lei 12.594/12 e em outras legislações pertinentes

Atribuições do cargo para o concurso Fundac PB

A principal função do cargo de Agente Socioeducativo, para quem for aprovado no concurso Fundac PB, é de intervir pedagogicamente, de forma direta ou indireta, nos processos socioeducativos. Isto, através do diálogo, orientações técnicas e administrativas

Participar da elaboração, execução e avaliação do Plano Individual de Atendimento (PIA). Acompanhar as atividades diárias, orientar e dar suporte aos socioeducandos de seu grupo de trabalho.

Por fim, participar das reuniões periódicas para discutir o desenvolvimento dos socioeducandos, juntamente com as equipes técnicas e acompanhar atividades extras.

Como será o concurso Fundac PB?

O concurso Fundac PB foi realizado nos municípios João Pessoa/PB, Campina Grande/PB e Sousa/PB, a depender da área para a qual o candidato realizou a inscrição. O certame possui 6 etapas, conforme especificado abaixo:

  • 1ª Fase: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • 2ª Fase: Prova de Títulos, de caráter unicamente classificatório;
  • 3ª Fase: Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
  • 4ª Fase: Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
  • 5ª Fase: Investigação Social, de caráter eliminatório;
  • 6ª Fase: Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório.

Prova Objetiva

A prova objetiva do concurso Fundac PB teve 50 questões de múltipla escolha com 5 alternativas para cada questão. A organização da prova, número de questões por disciplina e valor das questões encontram-se representados na tabela abaixo:

Disciplinas Quantidade de Questões Valor da Questão Pontuação máxima
Língua Portuguesa 10 2,5 25
História da Paraíba 05 2,0 0
Direitos Humanos 10 1,5 15
Conhecimentos Específicos 25 2,0 50
Totais 50   100

Para ser aprovado neste etapa, o candidato deve acertar, no mínimo, 50% das questões, além de estar entre os número de classificados especificados na tabela a seguir.

concurso fundacPB: quadro classificatório para aprovação na prova objetiva

Prova de Títulos

Participaram desta fase todos os candidatos aptos na Prova Objetiva, exceto os candidatos que se declararam com deficiência. Somente serão convocadas para esta fase as pessoas com deficiência aptas na perícia médica. A nota do candidato apto será divulgada na Prova de Capacidade Física – TAF.

ITEM Discriminação Valor do título Valor máximo dos títulos
A Experiência Profissional: Exercício de atividade profissional na
Administração Pública ou Privada, na área de formação específica do cargo a que concorre.
0,25 por ano Completo, sem sobreposição de tempo 2,50
B Cursos de Capacitação: Cursos com carga horária acima de 40h/aula na área de socioeducação, não cumuláveis. 0,50 2,50
Total     5,00

Prova de Capacidade Física – TAF

A Prova de Capacidade Física – TAF do concurso Fundac PB tem o objetivo avaliar a agilidade, resistência muscular e aeróbica do candidato, consideradas indispensáveis ao exercício de suas atividades.

O teste físico pode ser realizado em qualquer dia da semana (útil ou não). Acompanhe os exercícios exigidos.

  • Corrida rasa- 100 metros
  • Tempo: 25 seg. 00 mil; Para o sexo feminino: 30 seg. 00 mil.
  • 2 tentativas por candidato
  • Corrida de fundo – 2000 metros
  • Tempo: 15 min. 00 seg
  • 1 tentativa por candidato

Exame Psicotécnico e Investigação de condita social

O Exame Psicotécnico para fins de seleção de candidatos é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos dos candidatos compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo.

A Investigação de Conduta Social tem o propósito de verificar se o candidato apresenta idoneidade moral e conduta compatíveis com as responsabilidades do cargo.

Curso de Formação Profissional

O Curso de Formação Profissional do concurso Fundac PB ficara sob responsabilidade do IBADE. Participarão desta fase os candidatos aprovados nas fases anteriores, dentro do posicionamento
indicado abaixo, obedecida, rigorosamente, a ordem de classificação:

concurso fundacPB; classificação dos aprovas para fazer o curso de formação

Legenda: *AC – Ampla concorrência / ** PCD – Pessoa com deficiência

nota final no Concurso Público foi a soma das notas finais das Provas Objetiva e Títulos, condicionada a aptidão/aprovação em todas as fases do certame.

Resumo do concurso Fundac PB

  • Situação: comissão formada
  • Vagas: a definir
  • Cargo: Agente Socioeducativo (previsto)
  • Escolaridade: a definir
  • Último edital

 

 

 

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concursos Segurança CE ainda este ano, confirma governador

Em entrevista realizada nesta última terça-feira, 22 de outubro, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, voltou a confirmar a realização dos concursos para a Segurança Pública do Ceará (CE) ainda es...

Relacionada
Concurso PM PR: 1.700 vagas previstas; IBFC é a banca

O novo concurso PM PR (Polícia Militar do Paraná) poderá ofertar 1.700 vagas. A informação foi repassada pelo Coronel Hudson Teixeira, secretário de Segurança Pública do Paraná, em entrevista ao Jo...

Relacionada
Concurso PM PE: secretaria fala sobre possível fraude nas provas

As provas do concurso PM PE, para os cargos de soldado e oficial, foram realizadas no último domingo, 28 de janeiro. Nas redes sociais, candidatos relataram possíveis irregularidades na aplicação, inc...