Concurso Correios registra quase 1,7 milhão de inscritos
Por Professor Isaquel Silva
O concurso Correios 2024 fechou com quase 1,7 milhão de candidatos, sendo a maior parte para o cargo de carteiro. O número final foi passado pela empresa neste sábado, 2.
Desse total, mais de 1,5 milhão concorrem ao cargo de carteiro, de nível médio. Para os cargos de nível superior, o concurso tem 111 mil inscrições confirmadas
A empresa não divulgou a quantidade exata de inscritos nem o número de candidatos por cargo.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva, comentou sobre o número expressivo de inscritos.
“Tantas pessoas com interesse em trabalhar nos Correios comprova que estamos no caminho certo para o fortalecimento da empresa. Os Correios estão se preparando para um salto de qualidade, com modernização e inovação em várias frentes. Até o fim do ano, projetos importantes serão anunciados e o investimento em força de trabalho é fundamental para essa nova fase da empresa”, afirmou.
Vale lembrar que as inscrições para o concurso dos Correios foram encerradas no dia 28 deste mês. Até quatro dias antes do fim do prazo, mais de 1,2 milhão de candidatos já haviam completado o cadastro.
Com isso, cerca de 500 mil inscritos se juntaram nos últimos dias, confirmando participação no concurso Correios 2024.
Além disso, mais de 160 mil candidatos obtiveram isenção da taxa de inscrição, ao comprovarem os requisitos exigidos.
Concurso Correios pode ser o 2º mais concorrido da história
Com esse número de inscritos, o concurso dos Correios não supera o CNU como o mais concorrido da história. No entanto, bate recordes e pode alcançar a segunda posição no ranking.
A seleção supera os últimos concursos do Banco do Brasil, realizados em 2021 e 2023; além dos editais da Caixa, de 2014 e 2024; e do último concurso dos Correios, de 2011.
Veja como ficou o ranking final de concursos mais concorridos da história ficou da seguinte forma:
1º lugar: Concurso Público Nacional Unificado - CPNU (2024): 2.144.435 inscritos
2º lugar: Correios (2024): quase 1,7 milhão
3º lugar: Banco do Brasil (2021 e 2023): 1.645.975 (2021) e 1,5 milhão (2023)
4º lugar: Caixa Econômica Federal (2024): 1.201.097
5º lugar: Caixa Econômica Federal (2014): 1.176.614
6º lugar: Correios (2011): 1.120.393
É importante ressaltar que, como os Correios não divulgaram o número exato, o concurso ainda pode ficar atrás do Banco do Brasil de 2021, que atingiu quase 1,7 milhão de inscritos.
Confira a seguir as datas do concurso Correios
Com o término das inscrições, é importante ficar atento às próximas datas do concurso para não perder nenhum evento.
Pensando em ajudar, o Qconcursos Folha Dirigida lista, a seguir, as principais datas já confirmadas no cronograma do concurso. Confira!
- Período para upload dos documentos para o Procedimento de Verificação Documental - Indígenas: até as 17h do dia 1º de novembro;
- Data limite de pagamento das inscrições: 29 de outubro;
- Período para correção de dados cadastrais no site do IBFC: das 10h do dia 30 de outubro até as 17h do dia 1º de novembro;
- Divulgação das inscrições efetivadas: 26 de novembro;
- Período para apresentação de recursos contra indeferimento das inscrições: das 10h do dia 27 de novembro até as 17h do dia 28 de novembro;
- Divulgação do resultado dos recursos contra indeferimento das inscrições: 6 de dezembro;
- Convocação para a prova objetiva: 6 de dezembro;
- Divulgação dos locais de provas no site do IBFC: 9 de dezembro;
- Realização da prova objetiva: 15 de dezembro; e
- Período para correção de dados cadastrais no site do IBFC: das 10h do dia 16 de dezembro até as 17h do dia 18 de dezembro.
Após a finalização de todas as fases, o concurso será homologado, com validade inicial de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.
Veja como serão as provas
Os candidatos ao concurso dos Correios farão uma prova objetiva e, para os cargos de nível superior, uma avaliação discursiva adicional.
As provas estão marcadas para o dia 15 de dezembro, no período da tarde, e serão aplicadas em diversas cidades do Brasil.
A prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório, terá 50 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
Nível Médio - Carteiro
- Língua Portuguesa: 15 questões
- Matemática: 10 questões
- Noções de Informática: 10 questões
- Conhecimentos Gerais: 10 questões
- Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões
Nível Superior - Analista dos Correios
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Matemática: 5 questões
- Noções de Informática: 10 questões
- Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões
- Conhecimentos Específicos: 20 questões
As questões terão valores entre 0,5 e 2 pontos, e para ser aprovado, o candidato precisará atingir pelo menos 30 pontos no total.
A duração da prova será de quatro horas, incluindo a redação para os candidatos de nível superior. O tema será apresentado no momento da prova, e o texto deve ter entre 20 e 30 linhas.
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias relacionadas
Vem aí mais um Concurso da Força Azul na Região Metropolitana do Recife. A banca organizadora IGEDUC anunciou que o Edital do certame da Guarda Municipal de Itapissuma deve ser liberado neste mês d...
Mais de 104 mil inscritos no concurso da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (concurso PM-PE) foram convocados para prova objetiva nesse domingo, 28 de janeiro. O certame vai preencher 2.700 vagas...
Um novo concurso público para a Polícia Penal da Bahia está confirmado para 2024. A informação foi divulgada nas mídias sociais do governador do estado, Jerônimo Rodrigues. Conforme destacado pelo ...