Concurso Câmara de Recife PE: novo edital é recomendado pelo TCE

Por Professor Isaquel Silva

O processo n° 22100061-6ED001, sob a relatoria do Conselheiro Substituto Ricardo Rios, foi analisado na 38ª Sessão Ordinária da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizada em 21 de novembro de 2024.
O foco da discussão foi a necessidade urgente de reestruturação do quadro de funcionários da Câmara Municipal do Recife, com a realização de um concurso público.
O Acórdão n° 1979/2024 reforça a importância dessa reestruturação, destacando que a Câmara precisa corrigir a quantidade de cargos comissionados e efetivos. A principal ação será a realização de um concurso público para aumentar o número de servidores efetivos. Além disso, qualquer medida tomada deve considerar o impacto no orçamento e nas finanças públicas, conforme as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Tribunal determinou um prazo de 360 dias, a contar do início da próxima legislatura, para que essas mudanças sejam implementadas. Esse prazo foi dado para garantir que a reestruturação seja feita de forma planejada e eficiente.
A decisão foi acompanhada pelos Conselheiros Ranilson Ramos (Presidente da Sessão) e Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, que apoiaram o voto do relator. O Ministério Público de Contas, representado pelo Procurador Guido Rostand Cordeiro Monteiro, também enfatizou a urgência das medidas, destacando a importância de garantir a legalidade e eficiência na administração pública.
Com essa decisão, o TCE-PE busca melhorar a gestão da Câmara Municipal do Recife, garantindo que ela funcione de maneira mais eficiente e de acordo com a lei.
Último concurso Câmara de Recife PE foi em 2014
Há dez anos, a Câmara Municipal de Recife não realiza novos concursos. O último edital, publicado em 2014, trouxe a oferta de 78 vagas, sendo 42 para nível médio e 36 para nível superior.
Veja a lista de cargos contemplados por nível de escolaridade:
Nível médio
- assistente administrativo legislativo;
- programador.
Nível superior
- analista de Sistemas;
- arquiteto;
- arquivista;
- assessor jurídico;
- assistente social;
- bibliotecário;
- consultor legislativo (diversas especialidades);
- contador;
- enfermeiro;
- engenheiro civil;
- filólogo ou linguista;
- gestor do Controle Interno Legislativo;
- jornalista;
- médico;
- psicólogo;
- relações públicas.
A banca organizadora foi a Fundação Getulio Vargas (FGV). Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e de títulos.
Fonte: @portaldeprefeitura

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Petrolina vai abrir novo concurso para Guarda Civil com 240 vagas
10 de Janeiro de 2024Governo de PE anuncia concurso público unificado com 455 vagas em 10 cidades
10 de Janeiro de 2024Concurso TJ PE: inscrições prorrogadas até 11/08!