Concurso Câmara de Recife PE: novo edital é recomendado pelo TCE
Por Professor Isaquel Silva
O processo n° 22100061-6ED001, sob a relatoria do Conselheiro Substituto Ricardo Rios, foi analisado na 38ª Sessão Ordinária da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizada em 21 de novembro de 2024.
O foco da discussão foi a necessidade urgente de reestruturação do quadro de funcionários da Câmara Municipal do Recife, com a realização de um concurso público.
O Acórdão n° 1979/2024 reforça a importância dessa reestruturação, destacando que a Câmara precisa corrigir a quantidade de cargos comissionados e efetivos. A principal ação será a realização de um concurso público para aumentar o número de servidores efetivos. Além disso, qualquer medida tomada deve considerar o impacto no orçamento e nas finanças públicas, conforme as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Tribunal determinou um prazo de 360 dias, a contar do início da próxima legislatura, para que essas mudanças sejam implementadas. Esse prazo foi dado para garantir que a reestruturação seja feita de forma planejada e eficiente.
A decisão foi acompanhada pelos Conselheiros Ranilson Ramos (Presidente da Sessão) e Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, que apoiaram o voto do relator. O Ministério Público de Contas, representado pelo Procurador Guido Rostand Cordeiro Monteiro, também enfatizou a urgência das medidas, destacando a importância de garantir a legalidade e eficiência na administração pública.
Com essa decisão, o TCE-PE busca melhorar a gestão da Câmara Municipal do Recife, garantindo que ela funcione de maneira mais eficiente e de acordo com a lei.
Último concurso Câmara de Recife PE foi em 2014
Há dez anos, a Câmara Municipal de Recife não realiza novos concursos. O último edital, publicado em 2014, trouxe a oferta de 78 vagas, sendo 42 para nível médio e 36 para nível superior.
Veja a lista de cargos contemplados por nível de escolaridade:
Nível médio
- assistente administrativo legislativo;
- programador.
Nível superior
- analista de Sistemas;
- arquiteto;
- arquivista;
- assessor jurídico;
- assistente social;
- bibliotecário;
- consultor legislativo (diversas especialidades);
- contador;
- enfermeiro;
- engenheiro civil;
- filólogo ou linguista;
- gestor do Controle Interno Legislativo;
- jornalista;
- médico;
- psicólogo;
- relações públicas.
A banca organizadora foi a Fundação Getulio Vargas (FGV). Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e de títulos.
Fonte: @portaldeprefeitura
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