Concurso Polícia Penal PE: TCE aponta déficit de profissionais
Por Professor Isaquel Silva
O Tribunal de Contas de Pernambuco realizou uma auditoria operacional no sistema penitenciário do estado. A equipe identificou o déficit de profissionais e a necessidade de concurso Polícia Penal PE.
Também foi apontada a superlotação carcerária. O relatório do TCE revelou um déficit de 14.599 vagas para presos.
Atualmente, são 28.875 detentos para 12.276 vagas. Isso significa que seria necessário mais do que duplicar o número de vagas para a população carcerária no Estado de Pernambuco.
As auditorias operacionais têm caráter mais pedagógico, com avaliação da eficiência das políticas públicas e sugestões para aprimorar o desempenho dos serviços oferecidos à população.
O relator do processo, conselheiro Marcos Loreto, recomendou que a Secretaria de Administração Penitenciária redistribua o efetivo de policiais penais entre as unidades.
Além de apresentar um cronograma para a conclusão das obras para as novas penitenciárias.
Para contornar a situação, o Tribunal de Contas fez uma série de determinações e recomendações, entre elas:
- Lotar apenas policiais do sexo feminino nas unidades penais destinadas às mulheres;
- Fornecer colchões, kits de higiene pessoal e material de limpeza aos detentos;
- Desenvolver um plano para ampliar vagas de trabalho para os detentos;
- Redistribuir o efetivo de policiais penais entre as unidades; e
- Estabelecer protocolos de segurança com a finalidade de erradicar em todos os estabelecimentos prisionais o atendimento médico desumanizado, em que a pessoa privada de liberdade é atendida algemada.
Novo concurso Polícia Penal PE está previsto no PPA
Um novo concurso Polícia Penal PE está previsto no Plano Plurianual do Estado (PPA) de 2024 a 2027. Apesar disso, o governo ainda não confirmou a publicação do próximo edital.
A carreira de policial penal tem como requisitos o nível superior em qualquer área e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. A remuneração inicial é de R$3.900.
Os policiais devem cumprir jornada de trabalho de 40 horas, ou seja, oito horas diárias.
É possível realizar jornadas especiais em regime de plantão, quando ocorre proporcionalidade limite de 1/3 – uma hora de trabalho, para três de descanso.
Último concurso Polícia Penal PE foi aberto em 2021
O último concurso da Polícia Penal de Pernambuco teve edital divulgado em dezembro de 2021. A oferta inicial foi de 200 vagas imediatas mais cadastro de reserva.
A seleção teve o 17.909 inscritos no total, representando uma demanda total de, aproximadamente, 89 concorrentes por vaga.
A primeira etapa do concurso foi composta por provas objetivas e discursivas. Os concorrentes tiveram que responder a 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 Específicos, além de elaborarem um texto dissertativo.
O concurso Polícia Penal PE também teve outras etapas, sendo elas:
- exames médicos;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- avaliação psicológica; e
- investigação social.
Notícias relacionadas
As provas do Concurso para Guarda Municipal de Moreno estão confirmadas para o dia 7 de julho. A banca organizadora é IGEDUC. O certame oferta 20 vagas. Serão 18 vagas para ampla concorrência, uma...
Um novo concurso Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco) foi solicitado e poderá ser autorizado em breve! O órgão é vinculado ao Ministério da Educação e tem por finalidade promover estudos e pesquisas no ca...
O Concurso da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), para Agente de Trânsito e Transporte divulgou o resultado da prova objetiva nesta quarta-feira (6). O candidato pode conferir ...