PM Sergipe: decisão judicial suspende Concurso; Saiba mais

Por Professor Isaquel Silva

Faltando 18 dias para a finalização das inscrições, uma decisão judicial suspendeu o Concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE).
12ª Vara Cível de Aracaju concedeu liminar suspendendo os concurso de Soldado e Oficiais da Polícia Militar de Sergipe.
A Justiça acatou pedido do Ministério Público para que os editais tragam a reserva de vagas para as pessoas com deficiência, com percentual de, no mínimo, 5% (cinco por cento) das vagas ofertadas.
O edital de abertura apontava que “não haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência, tendo em vista a natureza do cargo”.
No entanto, o Judiciário entendeu que isso viola o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015), bem como o Decreto 9.508/2018. Caso haja a retificação do edital e a reabertura de prazo para inscrição dos candidatos pcd’s, o concurso pode prosseguir normalmente. Evidente que cabe recurso, mas, dificilmente, teríamos uma reforma dessa decisão. Digo isso, porque a jurisprudência dos tribunais já vem reforçando que a incompatibilidade da deficiência com as exigências do cargo devem ser analisadas quando do estágio probatório.
Até porque, é no estágio probatório que o candidato irá demonstrar se possui ou não capacidade de exercer as funções do cargo, não podendo a banca organizadora supor que o candidato não possui condições de exercer tais atribuições. Estarei atento as atualizações sobre esse processo e informo por aqui.
Processo nº 0065365-88.2024.8.25.0001
Via @flaviobritto.adv

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso Polícia Penal PB tem banca definida para mil vagas
10 de Janeiro de 2024Guardas municipais podem fazer policiamento urbano, decide STF
10 de Janeiro de 2024Concurso Polícia Penal da Paraíba: banca IDECAN pode ser confirmada!