Concurso PF: autorização com mil vagas está na SOF, diz ministra
Por Professor Isaquel Silva
A portaria de autorização do concurso PF teve avanços e será publicada nos próximos dias. A seleção já foi confirmada pelo Governo Federal e terá oferta de 2 mil vagas para cargos da área Policial.
Nesta terça-feira, dia 4, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, informou que o processo já se encontra na Secretaria de Orçamento Federal (SOF) para aprovação.
"Está na SOF para ateste. Sabemos que eles vão dar o ateste, mas não sabemos quando. Uma vez dando o ateste nós iremos publicar a portaria, pode ser nessa semana ou na semana que vem", disse a ministra.
O prazo está alinhado com a previsão dada pela ministra na semana passada, quando o concurso foi autorizado. Na ocasião, Esther Dweck destacou que a portaria autorizativa para o novo concurso da PF seria publicada em "até duas semanas".
O anúncio do novo concurso PF foi feito pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, após uma reunião no Palácio do Planalto com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
Na ocasião, foram confirmadas 2 mil novas vagas na área Policial, sendo:
- 1.000 vagas imediatas, com nomeações previstas para 2025;
- 1.000 vagas para cadastro de reserva, a serem preenchidas em 2026.
O edital do concurso será publicado ainda este ano, mas sem uma data definida até o momento. Após a autorização, os próximos passos serão a formação da comissão organizadora e, em seguida, a escolha da banca responsável pelo concurso.
A ministra Esther Dweck explicou que a portaria de autorização contemplará apenas as mil vagas imediatas, enquanto as demais serão preenchidas posteriormente, por meio de provimento adicional no próximo ano.
A distribuição das vagas por cargo ainda não foi confirmada e será detalhada na portaria autorizativa. No entanto, sabe-se que serão contemplados todos os cinco cargos da área Policial, sendo:
- Agente de Polícia;
- Escrivão de Polícia;
- Papiloscopista de Polícia;
- Perito Criminal Federal; e
- Delegado de Polícia.
Concurso PF terá caráter nacional; entenda!
Apesar de a distribuição das vagas ainda não ter sido confirmada, já se sabe que o próximo concurso da Polícia Federal será realizado de forma nacional, e não regionalizada.
A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida na última sexta-feira, 31 de janeiro.
"O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informa que o concurso será nacional, seguindo a sistemática do último concurso", disse a pasta.
No modelo nacional, todas as vagas são ofertadas em um único edital, e os candidatos concorrem de forma igualitária. A lotação dos aprovados é definida pela própria instituição, com base na necessidade e na ordem de classificação.
Já no formato regionalizado, as vagas são distribuídas previamente no edital, sendo alocadas por estado ou cidade. Esse modelo foi adotado no último concurso PF Administrativo.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024EXLUSIVO! Banca Funcern vai organizar o Concurso IFRN; Confira detalhes do edital
10 de Janeiro de 2024Conselho recomenda novo Concurso para Secretaria de Saúde de Pernambuco
10 de Janeiro de 2024Concurso PF: autorização com mil vagas está na SOF, diz ministra