Concurso PF: autorização com mil vagas está na SOF, diz ministra

Publicado em 04 de fevereiro de 2025 às 23h03m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

portaria de autorização do concurso PF teve avanços e será publicada nos próximos dias. A seleção já foi confirmada pelo Governo Federal e terá oferta de 2 mil vagas para cargos da área Policial.

Nesta terça-feira, dia 4, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, informou que o processo já se encontra na Secretaria de Orçamento Federal (SOF) para aprovação.

"Está na SOF para ateste. Sabemos que eles vão dar o ateste, mas não sabemos quando. Uma vez dando o ateste nós iremos publicar a portaria, pode ser nessa semana ou na semana que vem", disse a ministra.

O prazo está alinhado com a previsão dada pela ministra na semana passada, quando o concurso foi autorizado. Na ocasião, Esther Dweck destacou que a portaria autorizativa para o novo concurso da PF seria publicada em "até duas semanas".

O anúncio do novo concurso PF foi feito pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, após uma reunião no Palácio do Planalto com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

Na ocasião, foram confirmadas 2 mil novas vagas na área Policial, sendo:

  • 1.000 vagas imediatas, com nomeações previstas para 2025;
  • 1.000 vagas para cadastro de reserva, a serem preenchidas em 2026.

O edital do concurso será publicado ainda este ano, mas sem uma data definida até o momento. Após a autorização, os próximos passos serão a formação da comissão organizadora e, em seguida, a escolha da banca responsável pelo concurso.

A ministra Esther Dweck explicou que a portaria de autorização contemplará apenas as mil vagas imediatas, enquanto as demais serão preenchidas posteriormente, por meio de provimento adicional no próximo ano.

A distribuição das vagas por cargo ainda não foi confirmada e será detalhada na portaria autorizativa. No entanto, sabe-se que serão contemplados todos os cinco cargos da área Policial, sendo:

  • Agente de Polícia;
  • Escrivão de Polícia;
  • Papiloscopista de Polícia;
  • Perito Criminal Federal; e
  • Delegado de Polícia.

Concurso PF terá caráter nacional; entenda!

Apesar de a distribuição das vagas ainda não ter sido confirmada, já se sabe que o próximo concurso da Polícia Federal será realizado de forma nacional, e não regionalizada.

A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida na última sexta-feira, 31 de janeiro.

"O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informa que o concurso será nacional, seguindo a sistemática do último concurso", disse a pasta.

No modelo nacional, todas as vagas são ofertadas em um único edital, e os candidatos concorrem de forma igualitária. A lotação dos aprovados é definida pela própria instituição, com base na necessidade e na ordem de classificação.

Já no formato regionalizado, as vagas são distribuídas previamente no edital, sendo alocadas por estado ou cidade. Esse modelo foi adotado no último concurso PF Administrativo.