Prefeito sanciona lei que reestrutura a Guarda Municipal de Campina Grande

Por Professor Isaquel Silva

O prefeito Bruno Cunha Lima sancionou a Lei Complementar nº 210, que reestrutura a Guarda Civil Municipal de Campina Grande. A nova legislação, publicada no Semanário Oficial do Município deste o dia 11 de fevereiro, traz importantes mudanças com o objetivo de fortalecer a segurança pública local, garantindo mais eficiência na proteção de bens, serviços e instalações municipais.
A principal novidade é a reestruturação da Guarda como uma instituição civil, uniformizada e armada, em conformidade com os preceitos da Constituição Federal e da Lei Orgânica do Município. A Guarda é subordinada ao chefe do Poder Executivo, com coordenação do secretário Chefe de Gabinete, e sendo composta por servidores públicos com uma carreira única, regida por um plano de cargos e vencimentos.
Entre as competências da GCM estão a vigilância preventiva, a proteção de bens municipais, a colaboração com outros órgãos de segurança pública e a atuação em ações de prevenção à violência, segurança escolar, além de apoio em grandes eventos e para autoridades.
A nova lei também estabelece que a Guarda pode atuar em conjunto com órgãos de segurança pública de outras esferas de governo, incluindo municípios vizinhos, garantindo integração nas ações de segurança.
Além disso, a corporação passará a utilizar uniformes e equipamentos padronizados, preferencialmente na cor azul-marinho, e continuará seu compromisso com a preservação dos direitos humanos e o uso progressivo da força em sua atuação.
A nova legislação prevê ainda que o Poder Executivo buscará cooperar com outras esferas de governo para compartilhar informações e ações relevantes à segurança pública, e estabelece um prazo de 90 dias para a regulamentação da Lei Complementar.
Fonte: Paraíba on-line.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Polícia investiga tentativa de fraude em posse de concurso público de Ouricuri
10 de Janeiro de 2024Concurso do TJPE para técnico judicário será para nível superior em Direito
10 de Janeiro de 2024Concurso Detran AL: comissão formada; 60 vagas previstas!