Coordenador da GCM destaca importância da Lei sancionada pelo prefeito Bruno Cunha Lima

Por Professor Isaquel Silva

O coordenador da Guarda Civil Municipal de Campina Grande (GCM), Roberto Alcântara Marques, recebeu com entusiasmo a ação do prefeito Bruno Cunha Lima, ao sancionar a Lei Complementar nº 210, que reestrutura a GCM, aprovada por unanimidade pelos vereadores de Campina Grande no último dia 21 de novembro de 2024.
De acordo com Alcântara, a sanção da Lei é fundamental para a organização da instituição. “A antiga lei caducou, diante das novas demandas que a Guarda Municipal tem hoje. Parabenizamos o prefeito Bruno Cunha Lima, por ter sancionado a lei e aqueles que se debruçaram para a formatação da mesma. Com certeza, isso vai resultar em um trabalho ainda melhor”, ressaltou.
A nova Lei vai possibilitar a Guarda Municipal pleitear verbas federais através de emendas parlamentares e à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Além das mudanças retratadas na Lei, ela também objetiva fortalecer a segurança pública local, garantindo uma maior eficiência na proteção de bens, serviços e instalações municipais.
A Guarda Civil Municipal é subordinada ao chefe do Poder Executivo, com coordenação do secretário Chefe de Gabinete, e sendo composta por servidores públicos com uma carreira única, regida por um plano de cargos e vencimentos.
A nova lei também estabelece que a Guarda pode atuar em conjunto com órgãos de segurança pública de outras esferas de governo, incluindo municípios vizinhos, garantindo integração nas ações de segurança.
A nova legislação prevê ainda que o Poder Executivo buscará cooperar com outras esferas de governo para compartilhar informações e ações relevantes à segurança pública, e estabelece um prazo de 90 dias para a regulamentação da Lei Complementar.
Disposições Preliminares
Fica reestruturada a Guarda Civil Municipal de Campina Grande, uniformizada e armada, nos termos do art. 144, § 8o, da Constituição Federal e do art. 217 da Lei Orgânica do Município.
A Guarda Civil Municipal de Campina Grande é uma instituição de caráter civil e de filosofia comunitária.
Cabe à Guarda Civil Municipal, conforme previsto em Lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal.
Fica proibido ao servidor concursado da Guarda Civil Municipal a disponibilidade para qualquer outra atividade ou competência, salvo o que estabelece o texto constitucional.
A estrutura organizacional da Guarda Civil Municipal de Campina Grande compreende as seguintes unidades administrativas
I – Coordenadoria
II – Gerência de Operações
III – Gerência Administrativa.
Codecom

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Polícia investiga tentativa de fraude em posse de concurso público de Ouricuri
10 de Janeiro de 2024Concurso do TJPE para técnico judicário será para nível superior em Direito
10 de Janeiro de 2024Concurso Detran AL: comissão formada; 60 vagas previstas!