Vereador sugere mudança de nome da Guarda Civil para Polícia Municipal do Recife

Por Professor Isaquel Silva

A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira, o requerimento nº 1.001/2025 do vereador Fabiano Ferraz (MDB), que solicita ao prefeito João Campos a alteração do nome da Guarda Civil Municipal do Recife para Polícia Municipal do Recife. A indicação do parlamentar tem como objetivo fortalecer a instituição através da criação de lei que proporcione embasamento legal ao trabalho da categoria.
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional os municípios criarem leis para que as guardas atuem na segurança urbana, sendo permitido elas realizarem policiamento ostensivo e comunitário, além de prisões em flagrante, respeitando as atribuições dos demais órgãos de segurança, de acordo com a Constituição Federal.
No mês passado, após a decisão do STF, a prefeitura do Recife anunciou que iniciará o protocolo para o armamento da Guarda Municipal, que será realizado de forma gradativa e começará pelo Grupo Tático Operacional.
“Desde o início do seu mandato o prefeito João Campos vem se mostrado atento às demandas da Guarda e tem trabalhado pelo fortalecimento da instituição. Ações como essa provam isso. A mudança do nome é importante pois dá respaldo legal para a atuação dos guardas municipais”, afirmou Fabiano Ferraz.
Além do requerimento, o vereador protocolou um Projeto de Lei sobre o mesmo tema na Câmara Municipal. Em breve o PL tramitará na Casa José Mariano e será discutido nas comissões. O vereador ressaltou o amplo diálogo que ele tem intermediado entre o Poder Executivo Municipal e a categoria, ressaltando a importância da guarda para a segurança dos recifenses.
Fonte: blog cenário

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Petrolina vai abrir novo concurso para Guarda Civil com 240 vagas
10 de Janeiro de 2024Governo de PE anuncia concurso público unificado com 455 vagas em 10 cidades
10 de Janeiro de 2024Concurso TJ PE: inscrições prorrogadas até 11/08!