Secretária destaca interiorização da Saúde e anuncia concurso público

Publicado em 27 de mar�o de 2025 às 12h00m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

A interiorização dos serviços de saúde pública em Pernambuco voltou a ser o destaque do setor no terceiro quadrimestre de 2024. O relatório sobre as ações do período foi apresentado pela secretária estadual Zilda Cavalcanti, em reunião da Comissão de Saúde nesta quarta (26). Ela anunciou que um novo concurso da pasta deve ser realizado este ano.

A gestora enfatizou entregas como a chegada de novos equipamentos no Hospital Inácio de Sá, em Salgueiro, no Sertão Central, e a retomada da realização de transplantes de córnea em Garanhuns, no Agreste Meridional, e de neurocirurgias no Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão do São Francisco.

“Petrolina está a cerca de 800 km de Recife e Salvador, distante de qualquer capital, e precisa de autonomia em saúde. O Hospital Universitário desempenha um papel fundamental no atendimento a traumas, e a oferta de neurocirurgia é essencial para tratar vítimas de acidentes”, ressaltou.

Outro ponto destacado foi a criação de 79 novos pontos para realização do teste de triagem neonatal, conhecido como exame do pezinho. “Hoje temos 450 pontos de coleta, uma oferta descentralizada para buscar a adesão das mães a um exame tão importante para a saúde das crianças”, afirmou.

Concurso

O reforço dos serviços na Região Metropolitana do Recife (RMR) também foi destacado pela secretária de saúde. De acordo com Zilda Cavalcanti, o governo investiu R$ 30 milhões para reestruturação dos hospitais Miguel Arraes, em Paulista; Pelópidas Silveira, no Recife, e Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho. Já a Fundação Altino Ventura, referência em oftalmologia, dobrou o número de atendimentos na unidade da capital no último ano.

Outros pontos realçados na prestação de contas foram a criação de 1.522 leitos em dois anos; os aumentos de 24% no número de transplantes e de 12% nas consultas, em 2024; e a redução das filas de espera para realização de ressonância magnética e tomografia, em 6,5% e 40%, respectivamente, desde maio do ano passado. Zilda Cavalcanti ainda mencionou os avanços conseguidos com o Cuida PE, programa dedicado à diminuição da demanda acumulada durante a pandemia.

De acordo com ela, Pernambuco realizou 171 mil cirurgias eletivas desde 2023, sendo 94 mil apenas no ano passado. Enquanto esse número subiu, a quantidade de cirurgias de emergência baixou. “É uma intervenção de saúde pública aumentar a oferta de cirurgias eletivas, pelo bem das pessoas e pela redução da necessidade nas emergências”, avaliou a secretária. Ela também destacou a nomeação de 3.330 profissionais de saúde em 2024 e anunciou que um novo concurso da pasta deve ser realizado este ano.

Fonte: ALEPE