Justiça determina suspensão do Concurso PM SE

Por Professor Isaquel Silva

A Justiça de Sergipe determinou a suspensão das atividades do concurso público da Polícia Militar do Estado (PM SE) que oferece 335 vagas imediatas.
A medida se deu após ação movida por uma candidata reprovada do Teste de Aptidão Física. Entre as alegações, a decisão cita a realização dos testes depois das 10 horas, critérios não uniformes pelos examinadores e interferência indevida do ordenador da banca nas avaliações.
Com isso, a realização de novas etapas do concurso estão suspensas até nova deliberação judicial. Até o momento, a PM SE não se manifestou sobre a suspensão do concurso.
No início de abril, foi publicada uma retificação que promoveu mudanças na realização do teste físico para mulheres, após decisão Liminar obtida pelo Ministério Público de Sergipe.
Na Ação Civil Pública foi destacada que a exigência de execução da barra fixa com pegada pronada e flexão dos cotovelos era desproporcional às mulheres, devido a diferenças fisiológicas e biomecânicas em comparação com candidatos do sexo masculino.
São ofertadas 335 vagas para os cargos de Soldado Combatente e Oficial nas áreas de Combatente, Médico Veterinário, Cirurgião Dentista, Médico Psiquiatra e Médico Endocrinologista. Os salários variam de R$ 3.370,00 a R$ 9.236,39.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso em Pernambuco: confira as oportunidades abertas no Estado
10 de Janeiro de 2024Justiça determina suspensão do Concurso PM SE
10 de Janeiro de 2024Concurso PM CE: último dia de inscrição para soldados; veja datas