Guarda Goiana-PE: posse de novo prefeito aumenta expectativa de concurso

Publicado em 24 de maio de 2025 às 09h15m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

Após o término da eleição suplementar no município de Goiana-PE, cria-se a expectativa para andamento de um novo Concurso Público.

Com o pleito realizado no dia 4 de maio, Marcílio Régio (PP) foi eleito prefeito de Goiana. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele foi eleito com 54,10% dos votos (28.122).
Junto com ele, Lícia Maciel (PT) foi eleita vice-prefeita. A outra chapa, formada por Eduardo Batista (Avante) e Pedro Henrique (Republicanos) obteve 45,9% dos votos (23.860).

O prefeito eleito de Goiana, Marcílio Régio (PP), será diplomado nesta segunda-feira, dia 26 de maio, em cerimônia organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cerimônia de diplomação é o ato formal que atesta a regularidade da eleição e legitima os candidatos a assumirem seus cargos. A partir de então, caberá à Câmara Municipal dar posse aos novos prefeito e vice-prefeito.

NOVO CONCURSO SERÁ QUE VEM?

Por meio do Ofício no 185/2024, no mês de fevereiro, o Gabinete do ex-Prefeito de Goiana-PE, Eduardo Honório (aliado do eleito em 2025), enviou para a Câmara de vereadores o Projeto de Lei nº 19/2024, o qual “Dispõe sobre a adequação do quadro de vagas dos servidores efetivos do Poder Executivo Municipal e dá outras providências.”

 

No mês de novembro, a Prefeitura de Goiana sancionou a Lei Municipal nº 2.687/2024 que trouxe mudanças importantes na estrutura do quadro de servidores efetivos da cidade, reforçando especulações sobre a realização de um novo concurso público.


Na ocasião, o ex-prefeito Eduardo Honório Carneiro assinou a nova legislação, que substitui o Anexo I da Lei nº 2.401/2019, responsável por regulamentar os cargos e funções ocupadas no serviço público municipal.
A nova lei, aprovada pela Câmara de Vereadores, reorganiza o quadro de servidores com a criação e extinção de várias posições.

Com a nova estrutura, a Prefeitura de Goiana passará a oferecer vagas em diversas áreas, totalizando 1874 novas oportunidades. Entre os cargos que serão disponibilizados estão os de Auxiliar de Serviços Gerais (257 vagas), Agente Comunitário de Saúde (215 vagas), Guarda Civil Municipal (200 vagas) e Assistente Administrativo (164 vagas). Além disso, as áreas de saúde, educação, e infraestrutura pública terão uma oferta considerável de novos postos, contemplando funções como Enfermeiro, Médico, Psicólogo, Técnico de Enfermagem e outras especialidades.