Armamento da Guarda Municipal do Recife avança nova etapa

Por Professor Isaquel Silva

Em mais uma etapa do processo de armamento da Guarda Municipal, a Prefeitura do Recife lançou, no último sábado (14), o edital para a contratação de psicólogos credenciados pela Polícia Federal para realização de exames de aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo pelos agentes de segurança municipais. O edital tem como objetivo credenciar 350 profissionais.
Os credenciados deverão ficar aptos a ser convocados para realizar a aplicação e análise de testes psicológicos (psicométricos, projetivos e expressivos). Além de realizar entrevista individual e emitir laudo técnico com parecer conclusivo (apto ou inapto) sobre os agentes da GCMR em treinamento, conforme a Lei nº 10.826/2003 e normativas da Polícia Federal.
No processo de contratação, os psicólogos são credenciados e passam a integrar um banco de profissionais aptos a prestar serviço para a Prefeitura do Recife. Com isso, eles serão chamados, por meio de sorteio, à medida da necessidade da gestão municipal.
"A avaliação psicológica realizada por um profissional capacitado, além de ser uma exigência legal, é fundamental para a segurança da população e do próprio guarda municipal que venha a portar uma arma de fogo. O trabalho de um agente de segurança naturalmente já requer equilíbrio para lidar com situações desafiadoras, e nesta condição, ainda mais", explica Alexandre Rebêlo, secretário de Ordem Pública e Segurança do Recife.
Para participar, os profissionais interessados em se credenciar devem acessar o site www.licitardigital.com.br, dentro da opção: Adesão - Adesão fornecedor, e seguir o passo a passo indicado no edital, disponível no Diário Oficial do Município do dia 14 de junho de 2025. De acordo com a prefeitura, o credenciamento ficará disponível por 30 dias a contar da data de publicação do edital.
Convênio
O processo, que possibilitará a utilização de armas de fogo pela Guarda Civil Municipal de Pernambuco (GCMR), prevê a celebração de convênio entre a Prefeitura do Recife e a Polícia Federal, que exige que o município tenha corregedoria e ouvidoria específicas para a Guarda Municipal instaladas.
A realização da avaliação psicológica e a capacitação dos agentes é essencial para que os agentes considerados aptos possam realizar o manuseio das armas.
Segundo a prefeitura, na capital, o armamento irá começar pelo Grupo Tático de Operações (GTO) da GCMR. Importante destacar que todo agente público de segurança armado na capital utilizará também uma bodycam.
Fonte: Diario de Pernambuco

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024EXCLUSIVO! FACET pode ser a banca organizadora do Concurso de Altinho-PE
10 de Janeiro de 2024Concurso PM PI deve ter banca a partir de agosto para mil vagas
10 de Janeiro de 2024Concurso Japaratinga-AL: banca divulga concorrência!