Concurso PC AL: novo edital para Agente e Escrivão é solicitado!

Por Professor Isaquel Silva

Em publicação feita no Diário Oficial do Estado de Alagoas nesta segunda-feira, 14 de julho, foi divulgado que a Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado de Alagoas solicitou um novo edital para Agente e Escrivão.
A solicitação foi feita no dia 4 de fevereiro de 2025, em reunião do Conselho Superior de Polícia Civil (CONSUPOC) mas a divulgação aconteceu agora. Na ocasião, o Conselho acolheu a solicitação com unanimidade e encaminhou o pedido ao Gabinete Civil. Confira aqui o documento na íntegra.
Em 2024, a abertura de um novo concurso também foi discutida em reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo. Desde 2023 existem movimentações a favor de um novo certame.
O último concurso PC AL aconteceu em 2021 e ofertou 500 vagas também para Agente e Escrivão com exigência de nível superior. A organização foi feita pela banca Cebraspe.
Concurso PC AL: último edital
Com a expectativa de um novo concurso para Agente e Escrivão, que tal entender um pouco mais sobre a oferta e etapas do último edital, que ofertou vagas para estes mesmos cargos? Confira!
Foram 500 vagas no total, sendo 295 vagas ampla concorrência (AC) e 73 vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) para Agente. Já para Escrivão, foram 106 vagas AC e 26 reservadas para PcD.
Para ambos os cargos, o salário inicial foi o mesmo: R$ 3.971,76 para uma jornada de 40 horas semanais. Em 2025, o salário inicial ajustado para os cargos é de R$ 5.073,56.
Falando sobre as etapas de prova, elas foram as seguintes:
- Provas objetivas e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
- Prova prática de digitação, de caráter eliminatório;
- Avaliação médica das condições de saúde, de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Apresentação e comprovação documental e sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório.
A prova objetiva foi composta de 50 questões de conhecimentos gerais, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direitos Humanos, Noções de Informática e Atualidades. Já o bloco de conhecimentos específicos teve 70 questões.
A prova discursiva consistiu na elaboração de uma redação sobre o tema de atualidades de até 30 linhas.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024EXCLUSIVO! FACET pode ser a banca organizadora do Concurso de Altinho-PE
10 de Janeiro de 2024Concurso PM PI deve ter banca a partir de agosto para mil vagas
10 de Janeiro de 2024Concurso PC AL: novo edital para Agente e Escrivão é solicitado!