Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Concurso PC AL: novo edital para Agente e Escrivão é solicitado!

Publicado em 14 de julho de 2025 às 11h14m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

Em publicação feita no Diário Oficial do Estado de Alagoas nesta segunda-feira, 14 de julho, foi divulgado que a Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado de Alagoas solicitou um novo edital para Agente e Escrivão.

A solicitação foi feita no dia 4 de fevereiro de 2025, em reunião do Conselho Superior de Polícia Civil (CONSUPOC) mas a divulgação aconteceu agora. Na ocasião, o Conselho acolheu a solicitação com unanimidade e encaminhou o pedido ao Gabinete CivilConfira aqui o documento na íntegra.

Em 2024, a abertura de um novo concurso também foi discutida em reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo. Desde 2023 existem movimentações a favor de um novo certame.

O último concurso PC AL aconteceu em 2021 e ofertou 500 vagas também para Agente e Escrivão com exigência de nível superior. A organização foi feita pela banca Cebraspe.

Concurso PC AL: último edital

Com a expectativa de um novo concurso para Agente e Escrivão, que tal entender um pouco mais sobre a oferta e etapas do último edital, que ofertou vagas para estes mesmos cargos? Confira!

Foram 500 vagas no total, sendo 295 vagas ampla concorrência (AC) e 73 vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) para Agente. Já para Escrivão, foram 106 vagas AC e 26 reservadas para PcD.

Para ambos os cargos, o salário inicial foi o mesmo: R$ 3.971,76 para uma jornada de 40 horas semanais. Em 2025, o salário inicial ajustado para os cargos é de R$ 5.073,56.

Falando sobre as etapas de prova, elas foram as seguintes:

  • Provas objetivas e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
  • Prova prática de digitação, de caráter eliminatório;
  • Avaliação médica das condições de saúde, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • Apresentação e comprovação documental e sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório.

A prova objetiva foi composta de 50 questões de conhecimentos gerais, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direitos Humanos, Noções de Informática e Atualidades. Já o bloco de conhecimentos específicos teve 70 questões.

A prova discursiva consistiu na elaboração de uma redação sobre o tema de atualidades de até 30 linhas.