Concurso PC AL: novo edital para Agente e Escrivão é solicitado!

Por Professor Isaquel Silva

Em publicação feita no Diário Oficial do Estado de Alagoas nesta segunda-feira, 14 de julho, foi divulgado que a Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado de Alagoas solicitou um novo edital para Agente e Escrivão.
A solicitação foi feita no dia 4 de fevereiro de 2025, em reunião do Conselho Superior de Polícia Civil (CONSUPOC) mas a divulgação aconteceu agora. Na ocasião, o Conselho acolheu a solicitação com unanimidade e encaminhou o pedido ao Gabinete Civil. Confira aqui o documento na íntegra.
Em 2024, a abertura de um novo concurso também foi discutida em reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo. Desde 2023 existem movimentações a favor de um novo certame.
O último concurso PC AL aconteceu em 2021 e ofertou 500 vagas também para Agente e Escrivão com exigência de nível superior. A organização foi feita pela banca Cebraspe.
Concurso PC AL: último edital
Com a expectativa de um novo concurso para Agente e Escrivão, que tal entender um pouco mais sobre a oferta e etapas do último edital, que ofertou vagas para estes mesmos cargos? Confira!
Foram 500 vagas no total, sendo 295 vagas ampla concorrência (AC) e 73 vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) para Agente. Já para Escrivão, foram 106 vagas AC e 26 reservadas para PcD.
Para ambos os cargos, o salário inicial foi o mesmo: R$ 3.971,76 para uma jornada de 40 horas semanais. Em 2025, o salário inicial ajustado para os cargos é de R$ 5.073,56.
Falando sobre as etapas de prova, elas foram as seguintes:
- Provas objetivas e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
- Prova prática de digitação, de caráter eliminatório;
- Avaliação médica das condições de saúde, de caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
- Apresentação e comprovação documental e sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório.
A prova objetiva foi composta de 50 questões de conhecimentos gerais, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direitos Humanos, Noções de Informática e Atualidades. Já o bloco de conhecimentos específicos teve 70 questões.
A prova discursiva consistiu na elaboração de uma redação sobre o tema de atualidades de até 30 linhas.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Paraíba tem mais de 600 vagas em concursos com inscrições abertas
10 de Janeiro de 2024Prefeitura Bonito de Santa Fé PB abre concurso com 33 cargos
10 de Janeiro de 2024Concurso GCM Serra Talhada-PE: prefeita anuncia auxílio-uniforme; Edital perto