Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Concurso PM PI deve ter banca a partir de agosto para mil vagas

Publicado em 14 de julho de 2025 às 12h39m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O novo concurso PM PI está confirmado e deve avançar a partir de agosto, com a contratação da banca organizadora. A previsão é de mil vagas efetivas.

No último sábado, 12, o governador Rafael Fonteles e o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, confirmaram os preparativos e apontaram os próximos passos da seleção.

“Tão logo a gente nomeie esses novos policiais em agosto, já vamos contratar outra banca para realizar um concurso com mais 1.000 vagas. Assim, teremos de fato uma polícia interiorizada e distribuída por todo o território do estado do Piauí”, afirmou Chico Lucas.

A nomeação de 660 novos policiais militares está marcada para o dia 25 de agosto, data em que se celebra o Dia do Soldado.

Tanto a conclusão da formação de uma nova turma quanto a realização de um novo concurso público fazem parte da meta do governador Rafael Fonteles, que pretende nomear 4 mil novos policiais durante sua gestão.

O secretário de Segurança também mencionou outras medidas para reforçar o efetivo no estado, como o novo concurso da Polícia Civil do Piauí, que está iminente. Recentemente, foi concluída a criação da nova carreira de Oficial Investigador de Polícia.

O anúncio foi feito durante a inauguração da reforma de uma unidade da Polícia Militar no município de Aroazes.

Comandante confirma concurso PM PI com mil vagas

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, também confirmou que o próximo concurso PM PI deve ofertar cerca de mil vagas.

Ele reforçou que a previsão é que o edital seja publicado ainda em 2025, após a conclusão da formação da terceira turma de aprovados no concurso anterior.

“Esse ano teremos um novo concurso para PM – acho que mil vagas para a Polícia Militar”, disse o coronel, durante entrevista ao programa O Dia TV, em 19 de junho.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, e o governador Rafael Fonteles também já haviam antecipado que a nova seleção está entre as metas do governo estadual para reforçar o efetivo da segurança pública.

Fonteles, inclusive, projeta que o concurso será essencial para atingir a meta de 4 mil policiais contratados em sua gestão: “Devemos ultrapassar 3 mil homens e mulheres no próximo ano, então ficará faltando ainda cerca de mil, que devemos nomear com os novos concursos da Polícia Civil e da Polícia Militar”.

Fonte: Folha Dirigida.