Petrolina vai abrir novo concurso para Guarda Civil com 240 vagas

Por Professor Isaquel Silva

Coronel Luiz Cláudio confirmou que o último certame foi encerrado e que todos os aprovados foram convocados. Novo edital está previsto para 2026. ROMU terá curso de formação com 25 vagas.
A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, deve abrir um novo concurso público para a Guarda Civil Municipal com 240 vagas. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (6) pelo secretário de Segurança Pública e comandante da Guarda, coronel Luiz Cláudio, durante entrevista ao programa Nossa Voz, da Rádio Grande Rio FM.
O gestor também informou que o concurso anterior, com validade expirada, já foi encerrado, e que todos os aprovados foram chamados. Além disso, detalhou que a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) será reforçada com um curso de formação para 25 guardas.
Último concurso está encerrado
O comandante explicou que o último concurso foi além do número inicial de vagas e que, atualmente, não há mais lista de espera:
“Do último concurso, na verdade, eram para 40 vagas e a prefeitura chamou bem mais do que isso, né? Foram chamados cerca de 68 guardas. Alguns acabaram entrando agora por forças de medidas judiciais, mas já era um número que extrapolava o que estava previsto no chamamento do concurso. Então, quanto a isso aí, é um assunto que nesse momento já está superado, né? Esse último concurso já venceu o prazo de validade dele.”
CURSO ON-LINE GUARDA MUNICIPAL DE PETROLINA-PE 2026
Novo concurso prevê 240 vagas
Ainda durante a entrevista, o coronel Luiz Cláudio adiantou que um novo edital está sendo planejado:
“Nós temos a previsão de contratação. Eu acredito que no próximo ano deve sair o edital de contratação de mais 240 guardas. E estamos trabalhando com a perspectiva de que essa guarda precisa ser capacitada. A Guarda de Petrolina foi a primeira do Norte e Nordeste a utilizar armamento de pistola 9 mm. Estamos criando agora um núcleo de valorização do servidor da guarda. Isso vai fomentar parcerias com diversos órgãos que trabalham com a parte de assistência social, assistência de saúde mental, principalmente, uma coisa que a gente tem se preocupado bastante em relação ao nosso servidor.”
ROMU terá novo curso de formação
Além do concurso público, a corporação também se prepara para reforçar o trabalho da ROMU, tropa de atuação ostensiva da Guarda Civil. Um curso de formação específico será realizado nos próximos meses.
“A ROMU é, na verdade, uma força de recobrimento da própria guarda, né? Ou seja, aquelas ocorrências em que a guarda precisar de um apoio de uma equipe especializada, eles vão ter esse reforço através da ROMU. Hoje ela tá operando ainda com um contingente pequeno, mas a gente está abrindo agora um edital para o curso de operador da ROMU. Vão ser 25 vagas para os guardas daqui de Petrolina e de outros municípios aqui vizinhos que queiram vir se capacitar. Vai ser um curso feito em parceria com a FACAPE, que está fazendo a formalização do curso e a contratação de instrutores.”
O secretário acrescentou que o foco será a formação de agentes especializados no uso progressivo da força, com ênfase na mediação de conflitos:
“A gente espera que seja um curso de altíssimo nível, principalmente levando em consideração a necessidade de você ter um guarda que tenha respeito pelos direitos humanos, que conheça o uso progressivo e moderado da força, e que trabalhe, principalmente, com mediação de conflito.”
Fonte: Blog Nossa Voz

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Petrolina vai abrir novo concurso para Guarda Civil com 240 vagas
10 de Janeiro de 2024Governo de PE anuncia concurso público unificado com 455 vagas em 10 cidades
10 de Janeiro de 2024Concurso TJ PE: inscrições prorrogadas até 11/08!