Guarda Murici-AL: banca contratada nunca organizou concurso

Por Professor Isaquel Silva

A Prefeitura de Murici (AL) firmou o Contrato nº 036/2025 com o Instituto Nacional de Inovação em Desenvolvimento Educacional (INIDE) para realização de concurso público.
O problema?
A empresa foi aberta em 13 maio de 2025, ou seja, há pouco mais de 90 dias, nunca organizou qualquer certame e não possui patrimônio, equipe técnica ou estrutura operacional.
A consulta ao site do INIDE mostra total ausência de informações sobre concursos anteriores ou profissionais especializados. Segundo balanço contábil assinado pela JDL Contabilidade, o INIDE não possui bens, capital ou recursos financeiros — o ativo total declarado é ZERO.
Apesar disso, a Prefeitura escolheu a entidade por inexigibilidade de licitação, o que exige justificativa técnica robusta — ausente, neste caso.
A falta de concorrência e a contratação de uma empresa sem qualquer histórico levanta sérias dúvidas quanto à legalidade e moralidade do processo.
Diante desse cenário, é essencial que Ministério Público, Tribunal de Contas e Câmara Municipal investiguem o caso. A população de Murici merece explicações sobre como e por que uma empresa sem estrutura foi contratada para um concurso que impacta o futuro de tantos candidatos.
OUTRO LADO
A nossa equipe entrou em contato com a banca organizadora, via whatsapp, e está aguardando retorno sobre os questionamentos. A página tem espaço livre para a Prefeitura de Murici-AL.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024SAIU EDITAL! Cremepe anuncia concurso com vagas para todos os níveis
10 de Janeiro de 2024Concurso Polícia Penal MG tem banca definida para 1.178 vagas
10 de Janeiro de 2024Guarda Murici-AL: banca contratada nunca organizou concurso