Ministro da Educação anuncia concurso com 92 vagas para a Fundaj

Publicado em 28 de agosto de 2025 às 10h18m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

Durante passagem pelo Recife nesta quarta-feira (27), o ministro Camilo Santana recebeu a Medalha Massangana, concedida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e aproveitou a solenidade, que ocorreu em Casa Forte, na Zona Norte da cidade, para divulgar investimentos do Ministério da Educação (MEC) na instituição. Entre eles, a abertura de concurso público para preencher 92 vagas.

“Nós estamos investindo mais de R$ 8 milhões na reforma do museu e destinamos alguns recursos também para a recuperação de algumas edificações. Também anunciamos um novo concurso público para a Fundaj, que há muito tempo aguardava essa oportunidade para renovar o quadro da fundação. Serão 92 vagas", divulgou o gestor.

O novo concurso representa uma expressiva ampliação do quadro em relação às 20 vagas do edital do Concurso Público Nacional Unificado 2 (CPNU2), anunciado em julho de 2024, que foi o primeiro certame do tipo em 18 anos.

Naquele ano, o ministro já havia reforçado um pedido formal ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para a autorização de um concurso com vagas distribuídas entre níveis médio e superior, mas, à época, o edital ainda aguardava aval.

Embora ainda não se tenham detalhes técnicos como cargos, requisitos ou cronograma para o novo concurso, os anúncios de melhorias foram celebrados pela presidente da instituição, Márcia Ângela Aguiar, que agradeceu os olhares do ministério direcionados à Fundaj.

“A vinda do ministro traduz o compromisso da pasta com esse espaço que nós temos aqui em Pernambuco, que é a Fundaj. Aqui conjuga-se de uma forma muito íntima a educação e a cultura, além de toda uma produção de conhecimento que atinge todo o Nordeste e parte do Norte. Essa vinda também traduz o posicionamento do presidente Lula, de ressaltar a necessidade de investimentos em termos da educação e cultura”, comentou a dirigente.

Fonte: Folha de Pernambuco