Concurso Unificado Aracaju SE é anunciado e tem comissão formada

Por Professor Isaquel Silva

A prefeita Emília Corrêa anunciou nesta segunda-feira, 6, a criação de uma comissão de trabalho para realizar o 1º concurso unificado de Aracaju SE, que deve reunir diversos órgãos municipais em uma mesma seleção.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, ela afirmou:
“Acabei de assinar o decreto nº 8.320, que dispõe sobre a constituição de uma comissão de trabalho responsável pelo acompanhamento, organização e fiscalização do concurso municipal unificado. Isso é muito importante, porque vai corrigir irregularidades, organizar, planejar e entregar resultados. O concurso é uma questão de direito e também um dever.”
Na publicação, a prefeita informou que a comissão será responsável por analisar as demandas de todas as secretarias, com o objetivo de realizar o concurso de forma unificada, contemplando diversas áreas do município.
Os cargos que serão ofertados, as secretarias participantes e o quantitativo de vagas ainda não foram definidos.
A expectativa é que o decreto seja publicado nas próximas horas no Diário Oficial do Município de Aracaju SE.
De acordo com a prefeitura, a comissão terá a função de centralizar todas as etapas do concurso, desde os estudos de necessidade de pessoal até a definição das diretrizes do concurso.
"Entre as atribuições estão coordenar o planejamento, revisar processos, priorizar contratações de acordo com o interesse público, padronizar procedimentos e acompanhar o cumprimento das normas previstas em edital", disse.
O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Rodrigo Thyago da Silva Santos, também falou sobre a iniciativa de um concurso unificado.
"É importante a prefeita Emília Corrêa, mais uma vez, reafirmar o compromisso com a gestão pública de qualidade e eficiência. Ela cria uma comissão, a CMU, que é a Comissão Municipal de Concursos Unificados, para que a gente possa fazer um estudo, um levantamento das vagas disponíveis, das necessidades do município e possamos iniciar, a partir do ano que vem, um calendário com os concursos pertinentes", afirmou.
Esta será a primeira seleção de Aracaju SE a reunir diversos órgãos e entidades.
Concursos Unificados viram tendência; entenda!
Aracaju SE não é a primeira cidade a adotar o modelo de concurso unificado. No âmbito municipal, é comum que prefeituras reúnam diversas demandas em uma mesma seleção. Portanto, essa não pode ser considerada uma iniciativa inédita.
Apesar disso, a busca por concursos unificados tem se tornado mais frequente, especialmente após o destaque do CNU, promovido pelo Governo Federal.
Recentemente, o Estado de Pernambuco anunciou um CPU (Concurso Público Unificado), que vai reunir mais de 400 vagas em diferentes órgãos estaduais. Esta será a primeira vez que um estado realiza uma seleção nesse formato.
Na semana passada, a governadora Raquel Lyra confirmou que a organização ficará a cargo da Fundação Carlos Chagas (FCC). Serão 460 vagas, com os candidatos podendo concorrer a até três cargos.
Até o momento, ainda não foi definido se as oportunidades serão agrupadas em blocos temáticos, como no CNU, ou se a divisão seguirá critérios como o nível de escolaridade.
Fonte: Folha Dirigida.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso Unificado Aracaju SE é anunciado e tem comissão formada
10 de Janeiro de 2024Seleções e concursos em PE têm mais de 2 mil vagas de emprego
10 de Janeiro de 2024Petrolina (PE): Edital do concurso público para a Educação será lançado em 15/10