Governo de Pernambuco publica edital do Concurso Público Unificado com 460 vagas

Por Professor Isaquel Silva

O Governo de Pernambuco publicou, nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial do Estado, o edital do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE). A seleção, organizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC), oferece 460 vagas em cargos de níveis médio e superior, distribuídas entre nove órgãos da administração estadual. As provas estão marcadas para os dias 14 e 21 de dezembro de 2025.
De acordo com o edital, as inscrições estarão abertas até 7 de novembro e devem ser realizadas pelo site da Fundação Carlos Chagas. O certame será realizado em 10 municípios: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro.
Segundo o Governo do Estado, o concurso é uma iniciativa inédita, voltada à ampliação do acesso aos cargos públicos e à modernização da gestão estadual. O modelo adotado permitirá que o candidato concorra a até três cargos distintos, desde que em blocos diferentes.
“São 460 vagas distribuídas por nove órgãos do Estado, e o mais interessante é que um candidato vai poder, em apenas um certame, concorrer a até três cargos distintos. Essa será uma excelente oportunidade para todos os que desejam fazer parte da equipe que está mudando Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Os cargos estão organizados em três blocos: nível superior com formação específica, nível superior em qualquer área de formação e nível médio. Cada bloco terá dia e turno próprios para a realização das provas.
As vagas estão distribuídas entre os seguintes órgãos: Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE), Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado (Funape), Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Secretaria de Administração (SAD), Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag) e Controladoria-Geral do Estado (CGE).
Na distribuição das oportunidades, a ARPE contará com vagas para analista de regulação de serviços públicos delegados; a ATI, para analista de gestão em TI e comunicação; a CPRH, para analista e assistente em gestão ambiental; e o IPEM, para analista e assistente em metrologia e qualidade industrial. A Funape oferecerá vagas para analista de gestão previdenciária e analista jurídico-previdenciário, e a Funase, para analista de atendimento e gestão socioeducativa. Já a SAD e a Seplag terão vagas para gestores governamentais, enquanto a CGE disponibilizará cargos voltados ao controle interno.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Saiu o Edital do Concurso UNIFICADO de PE: 460 vagas; Provas em dezembro
10 de Janeiro de 2024Governo de Pernambuco publica edital do Concurso Público Unificado com 460 vagas
10 de Janeiro de 2024Paulista anuncia abertura das inscrições para concurso da Guarda Municipal e AGT