Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Concurso Polícia Penal PE: governadora garante nomeação

Publicado em 20 de novembro de 2025 às 09h56m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

Durante o aulão do Google for Education, realizado nessa da terça-feira (18/11), a governadora Raquel Lyra anunciou que todos os aprovados no concurso da Polícia Penal de Pernambuco serão convocados. O certame foi lançado em 2022.

“Alguém conhece algum policial penal que está esperando ser nomeado? Eu vou nomear!”, afirmou a governadora.

Raquel ainda reforçou que a chamada ocorrerá muito em breve: “Eles vão ter uma surpresa boa de Natal”, disse, explicando que o atraso se deu pela necessidade de abrir vagas no sistema prisional antes de oficializar as nomeações.

Em agosto, a governadora já havia reiterado o compromisso de convocar 100% dos aprovados no edital de 2022. Atualmente, 632 candidatos que concluíram o curso de formação — última etapa do certame — ainda aguardam a nomeação.

O certame abriu 200 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro de reserva. O curso de formação foi a segunda etapa da seleção.

Último concurso Polícia Penal PE

O último concurso Polícia Penal PE foi realizado em 2022, com a oferta de 200 vagas imediatas e mais oportunidades em cadastro de reserva.

Os candidatos foram avaliados em duas etapas, sendo elas:

Primeira etapa

  • a) exame de habilidades e conhecimentos (provas objetivas e discursiva), de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • b) exames médicos, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • c) exames de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • d) avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • e) investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da SERES/PE, com o apoio da Comissão de concurso

Segunda etapa

A segunda etapa foi composta pelo curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da SERES/PE.

Os salários oferecidos foram de R$ 3.900,00, inclusa a Gratificação de Risco por Função Policial Penal. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, além de regime de plantão.