Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal

Por Professor Isaquel Silva
O Governo de Alagoas oficializou, nesta terça-feira, 13, a criação das comissões organizadoras responsáveis pelos novos concursos públicos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). As medidas foram formalizadas por meio dos decretos nº 106.205 e nº 106.206, assinados pelo governador Paulo Dantas, e publicados no Diário Oficial do Estado.
As comissões mistas terão a atribuição de planejar, coordenar e supervisionar todas as etapas preparatórias dos certames, antes da publicação dos editais. Os grupos de trabalho serão presididos pela secretária especial de Gestão e Patrimônio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Júlia Carolina Barros Casado Beltrão.
Entre as responsabilidades das comissões estão o levantamento do número de vagas e cargos necessários, a elaboração do termo de referência para contratação da banca examinadora, a análise jurídica das etapas do concurso em conjunto com a Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas (PGE) e o acompanhamento do cronograma de provas e divulgação dos resultados.
Com a instituição das comissões, o próximo passo será a escolha e contratação da empresa responsável pela organização dos concursos. Somente após a definição da banca examinadora será possível divulgar o calendário oficial, com datas de inscrições e aplicação das provas.
Com a formação da comissão, a expectativa agora fica pela escolha e contratação da banca organizadora, para, posteriormente, o edital ser publicado.
Ao todo, o concurso Detran AL contará com 100 vagas, sendo 50 serão para provimento imediato e 50 para a formação do cadastro de reserva.
As oportunidades serão distribuídas entre as carreiras de analista e assistente de trânsito. Ainda não há informações sobre o quantitativo de vagas para cada cargo.
No caso do concurso da Uncisal, a comissão é formada por representantes da universidade, da Seplag e da PGE. Já o grupo responsável pelo certame do Detran/AL inclui integrantes da diretoria do órgão de trânsito e técnicos da gestão estadual.
Até o momento, o governo estadual não informou o quantitativo de vagas que será ofertado, mas a expectativa é que os editais contemplem cargos de níveis médio e superior. A iniciativa integra a política de renovação do quadro funcional do Estado, com foco na redução de contratos temporários na área da saúde e na melhoria dos serviços prestados pelo Detran, especialmente no interior, como em União dos Palmares.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal
10 de Janeiro de 2024Concurso Paulista-PE: Testado o Fiscal Oculto que evita fraudes


