Ao vivo agora Estamos ao vivo no Youtube

Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal

Publicado em 13 de janeiro de 2026 às 08h58m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

O Governo de Alagoas oficializou, nesta terça-feira, 13, a criação das comissões organizadoras responsáveis pelos novos concursos públicos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). As medidas foram formalizadas por meio dos decretos nº 106.205 e nº 106.206, assinados pelo governador Paulo Dantas, e publicados no Diário Oficial do Estado.

As comissões mistas terão a atribuição de planejar, coordenar e supervisionar todas as etapas preparatórias dos certames, antes da publicação dos editais. Os grupos de trabalho serão presididos pela secretária especial de Gestão e Patrimônio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Júlia Carolina Barros Casado Beltrão.

Entre as responsabilidades das comissões estão o levantamento do número de vagas e cargos necessários, a elaboração do termo de referência para contratação da banca examinadora, a análise jurídica das etapas do concurso em conjunto com a Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas (PGE) e o acompanhamento do cronograma de provas e divulgação dos resultados.

Com a instituição das comissões, o próximo passo será a escolha e contratação da empresa responsável pela organização dos concursos. Somente após a definição da banca examinadora será possível divulgar o calendário oficial, com datas de inscrições e aplicação das provas.

 

Com a formação da comissão, a expectativa agora fica pela escolha e contratação da banca organizadora, para, posteriormente, o edital ser publicado.

Ao todo, o concurso Detran AL contará com 100 vagas, sendo 50 serão para provimento imediato e 50 para a formação do cadastro de reserva.

As oportunidades serão distribuídas entre as carreiras de analista e assistente de trânsito. Ainda não há informações sobre o quantitativo de vagas para cada cargo.

No caso do concurso da Uncisal, a comissão é formada por representantes da universidade, da Seplag e da PGE. Já o grupo responsável pelo certame do Detran/AL inclui integrantes da diretoria do órgão de trânsito e técnicos da gestão estadual.

Até o momento, o governo estadual não informou o quantitativo de vagas que será ofertado, mas a expectativa é que os editais contemplem cargos de níveis médio e superior. A iniciativa integra a política de renovação do quadro funcional do Estado, com foco na redução de contratos temporários na área da saúde e na melhoria dos serviços prestados pelo Detran, especialmente no interior, como em União dos Palmares.