Novo concurso para PCPE confirmado para 2026; Baixe super Guia

Publicado em 06 de fevereiro de 2026 às 22h44m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

Com salários iniciais superiores a R$ 5,6 mil, certame oferecerá vagas para Agente e Escrivão; não há limite de idade para os candidatos.

O Governo de Pernambuco deu o primeiro passo oficial para o reforço do quadro da segurança pública no estado. Foi anunciado o novo concurso para a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), com previsão de execução para o ano de 2026.

A seleção é uma das mais aguardadas pelos concurseiros da área policial e promete movimentar milhares de candidatos em todo o país.

Você sonha com a carreira policial em Pernambuco, mas se sente perdido no meio de tanto conteúdo?

A Plataforma EP (Estou Preparado) resolveu o seu problema!

Montamos o SUPER GUIA PCPE 2026, o mapa completo para você garantir a sua vaga como Agente ou Escrivão.

Esqueça a desorganização e foque no que realmente importa!

BAIXE SUPER GUIA PCPE 2026

Cargos e Requisitos

As oportunidades confirmadas são para as carreiras de Agente de Polícia e Escrivão de Polícia. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve possuir nível superior completo em qualquer área de formação e, no mínimo, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

Um dos grandes atrativos deste certame é a inexistência de uma idade máxima para ingresso, sendo classificado como um concurso de idade ilimitada, o que abre portas para profissionais em diferentes momentos de carreira que buscam a estabilidade do serviço público.

Remuneração e Etapas

O subsídio inicial para os novos policiais está fixado em R$ 5.667,92, valor previsto para ser aplicado a partir de junho de 2026. Embora o número exato de vagas e a banca organizadora ainda estejam sob definição, especialistas alertam que a antecipação é a chave para o sucesso, uma vez que o último edital foi publicado recentemente, em 2023.

Estratégia de Estudos

Para auxiliar os candidatos, especialistas em concursos sugerem um cronograma rigoroso de sete dias, focando nas disciplinas que historicamente compõem a prova da PCPE:

  • Língua Portuguesa: Presença constante em três dias da semana devido ao seu alto peso.

  • Direito: Divisão entre Constitucional, Administrativo, Penal e Processo Penal.

  • Conhecimentos Específicos: Informática, Raciocínio Lógico, Estatística, Contabilidade e Arquivologia.

  • Foco Regional: Estudo dedicado à Legislação Estadual de Pernambuco.

  • Prática: Domingos reservados exclusivamente para a realização de simulados e produção de redação semanal.

A expectativa é que o edital oficial detalhando o cronograma de inscrições e provas seja publicado nos próximos meses, consolidando a estratégia de segurança do estado para os próximos anos.