BAIXE MAIS UM SUPER SIMULADÃO GRATUITO PM BA
Por Professor Isaquel Silva
O edital publicado pela PM BA prevê a oferta de 1.000 vagas para participação no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar (QPPM) e 250 vagas para o Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar (QPBM).
Contudo, a previsão governamental é de que, além destas 1.250 vagas já distribuídas para o ano de 2020, outras 1.250 vagas serão preenchidas somente no ano de 2021, aproveitando-se os candidatos classificados. Com isso, o total geral de vagas será de 2.500 para os próximos dois anos.
BAIXE SUPER SIMULADÃO GRATUITO PM BA
Requisitos mínimos
Os requisitos mínimos para concorrer a uma das vagas são: idade entre 18 e 30 anos, ensino médio (ou formação técnica profissionalizante de nível médio), habilitação categoria “B” e altura mínima de 1,60m (candidatos do sexo masculino) e de 1,55m (candidatas do sexo feminino).
Além dessas condições prévias, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, aptidão física e mental para desempenho das atribuições, estar em dias com as obrigações militares e eleitorais, ter idoneidade moral, entre outros requisitos.
Remuneração
Em princípio, o candidato aprovado ingressa na condição de Aluno Soldado PMBA/CBMBA, o que lhe dará direito ao recebimento mensal de bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.
Após a conclusão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o aluno atinge o posto de Soldado PMBA/CBMBA propriamente dito. Nessa condição, a remuneração poderá atingir o valor de R$ 3.410,68 (soldo acrescido da chamada GAP), para 40 horas semanais de serviço.
Provas do concurso PM BA acontecem em janeiro de 2020
O concurso para Soldados e Bombeiros da PM BA terá duas etapas básicas: a primeira de provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos e a segunda de prova discursiva.
As provas (objetiva e discursiva) serão aplicadas provavelmente em 19 de janeiro de 2020, nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba, conforme a opção do candidato. A duração total será de cinco horas.
As provas objetivas serão compostas por 80 questões de múltipla escolha, distribuídas pelos conhecimentos gerais e específicos (veja o conteúdo programático no final desta notícia). A pontuação será de zero a 100 pontos e, para ser considerado habilitado, o candidato terá que atingir nota igual ou superior a 60.
A prova discursiva (redação) também valerá de zero a 100 pontos e terá o mesmo critério de habilitação (60 pontos ou mais).
Os critérios fundamentais de desempate na pontuação serão: maior pontuação na prova de conhecimentos específicos; maior pontuação na disciplina da língua portuguesa; maior pontuação na prova discursiva; mais idade; e ter exercido efetivamente a função de jurado no período pré-estabelecido pelo edital.
Notícias relacionadas
O BB já realiza o levantamento das vagas que serão ofertadas no seu próximo concurso Banco do Brasil. A seleção deve trazer diversas oportunidades, com possibilidades para os níveis médio e superior. ...
As provas do Concurso Público da Prefeitura de Olinda acontecem neste domingo (17), a partir das 8h20. Os portões abrem uma hora antes, às 7h20. Essa é a maior edição do exame na história do município...
O Concurso SEMOB João Pessoa PB está com edital publicado e com as inscrições encerradas. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana oferta 100 vagas para o cargo de Agente de Mobilidade Urb...