Concurso PC RN: pedido avança e escolha da banca se aproxima
Por Professor Isaquel Silva
Novidades no concurso Polícia Civil-RN. O processo para organização do próximo edital voltou a tramitar este mês. Na última terça-feira, 25, chegou ao Gabinete do Secretário, o que indica que a banca deverá ser anunciada o quanto antes.
Somente este mês de fevereiro, foram 12 movimentações por diversas unidades. O pedido passou pela Secretária de Estado, Coordenadoria de Planejamento Orçamentário, Chefe de Gabinete e Protocolo da Seplan - Secretaria de Planejamento.
Ainda não há uma data definida para que a empresa tenha seu nome divulgado. A escolhida ficará responsável pela publicação do edital completo com todas as regras, além de receber as inscrições e aplicar as principais etapas de seleção.
A expectativa é para que o nome da banca seja anunciado no decorrer do mês de março, uma vez que o edital está previsto para abril. A empresa será contratada por meio de dispensa de licitação.
Último concurso PCRN aconteceu em 2008
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte não realiza concurso há mais de dez anos, quando foram oferecidas 438 vagas, sendo 107 de escrivão, 263 de agente e 68 de delegado. Na época, a banca organizadora escolhida foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB).
Foram cobradas seis etapas de seleção, com a primeira composta por 100 questões, divididas em 30 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. A primeira parte contou cm as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Noções de Informática e Atualidades.
Confira todas as etapas:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Avaliação física (exceto para o cargo de escrivão);
- Prova prática (somente para o escrivão);
- Exame psicotécnico; e
A previsão foi passada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, em janeiro, após a aula inaugural dos policiais militares, que aconteceu no primeiro dia útil de 2020. Em um vídeo na presença de outras autoridades, a delegada-geral da PC RN, Ana Cláudia Saraiva, disse:
"A nossa intenção é já em agosto (2020) começarmos a formação. Em abril (de 2020), então, após a a contratação da empresa, será lançado o edital. Então, em 2021, iniciaremos já com a contratação dos novos policiais civis, após os quatro meses do período de formação", disse a delegada geral.
Notícias relacionadas
Neste domingo, 28 de janeiro, foram aplicadas as provas do concurso PM PE (Polícia Militar de Pernambuco), ao cargo de Soldado. As avaliações tiveram a duração de 5 horas, com início às 7h45. Com o...
O novo concurso da Polícia Penal CE pode ter seu edital publicado em breve! Isso porque o IDECAN foi contratado como banca organizadora. Além disso, a comissão passou por alterações na composição d...
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) determinou que a Câmara de Vereadores do Recife, num prazo de 180 dias, adeque a proporção entre funcionários efetivos e cargos comissionados na Casa e redu...