Concurso PM AL: governador promete novidades no início de 2021

Por Professor Isaquel Silva

A Polícia Militar do Estado do Alagoas tem motivos para comemorar, pois um novo concurso PM AL está programado para 2021. A confirmação veio do próprio governador Renan Filho.
O chefe do executivo concedeu uma declaração no final do último mês que confirma cinco editais para o próximo ano. Entre eles, o da Polícia Militar, que já tem preparativos iniciados.
Essa notícia é animadora, uma vez que a PM AL já previa um novo edital desde 2019, quando fori anunciada uma possível oferta de 500 vagas. Essa quantitativo, no entanto, ainda não foi confirmado.
Assim como o edital, que ainda não tem um prazo fechado ou data definida para ser divulgado.
"Eu quero dizer para você, que deseja passar em concurso para a Polícia Militar, para a Polícia Civil, para a Educação, para agente penitenciário (atual policial penal) e para a Saúde, que se prepare e se dedique, porque oportunidades surgirão no primeiro semestre do ano que vem (2021). Nós vamos correr um pouco agora, para poder avançar e criar um cronograma, mas (no final no ano e no primeiro semestre do ano que vem) nós teremos uma agenda de concursos públicos", disse o governador.
O anúncio de Renan Filho aconteceu por meio das redes sociais, assim como em outras oportunidades quando o governador deu detalhes e se posiconou sobre novos editais e chamada de aprovados.
A estimativa inicial era poder prencher 500 vagas para a carreira de soldado, naquela época. O governador, no entanto, não confirmou se houve mudança nesse quantitativo.
A carreira de soldado da Polícia Militar pede que o candidato tenha nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino.
A PM AL e para o Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas tiveram editais divulgados em 2017. A oferta da época foi de 1.150 vagas para cargos de soldado e oficial.
Os concorrentes passaram por prova objetiva; avaliação médica de caráter eliminatório; teste de aptidão física de caráter eliminatório e investigação social de caráter eliminatório.
Na objetiva, os conteúdos foram de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos, com os exames aplicados na capital Maceió e na cidade de Arapiraca. O último concurso foi organizado pelo Cebraspe, banca brasiliense.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Concurso GCM Arapiraca AL: edital tem 48 vagas; Inscrições seguem abertas
10 de Janeiro de 2024Detran-RN terá novo concurso com 80 vagas, confirma secretário
10 de Janeiro de 2024Concurso TCE PE: PL encaminhado para criação de cargos