Concurso PM AL: governador promete novidades no início de 2021

Por Professor Isaquel Silva
A Polícia Militar do Estado do Alagoas tem motivos para comemorar, pois um novo concurso PM AL está programado para 2021. A confirmação veio do próprio governador Renan Filho.
O chefe do executivo concedeu uma declaração no final do último mês que confirma cinco editais para o próximo ano. Entre eles, o da Polícia Militar, que já tem preparativos iniciados.
Essa notícia é animadora, uma vez que a PM AL já previa um novo edital desde 2019, quando fori anunciada uma possível oferta de 500 vagas. Essa quantitativo, no entanto, ainda não foi confirmado.
Assim como o edital, que ainda não tem um prazo fechado ou data definida para ser divulgado.
"Eu quero dizer para você, que deseja passar em concurso para a Polícia Militar, para a Polícia Civil, para a Educação, para agente penitenciário (atual policial penal) e para a Saúde, que se prepare e se dedique, porque oportunidades surgirão no primeiro semestre do ano que vem (2021). Nós vamos correr um pouco agora, para poder avançar e criar um cronograma, mas (no final no ano e no primeiro semestre do ano que vem) nós teremos uma agenda de concursos públicos", disse o governador.
O anúncio de Renan Filho aconteceu por meio das redes sociais, assim como em outras oportunidades quando o governador deu detalhes e se posiconou sobre novos editais e chamada de aprovados.
A estimativa inicial era poder prencher 500 vagas para a carreira de soldado, naquela época. O governador, no entanto, não confirmou se houve mudança nesse quantitativo.
A carreira de soldado da Polícia Militar pede que o candidato tenha nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino.
A PM AL e para o Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas tiveram editais divulgados em 2017. A oferta da época foi de 1.150 vagas para cargos de soldado e oficial.
Os concorrentes passaram por prova objetiva; avaliação médica de caráter eliminatório; teste de aptidão física de caráter eliminatório e investigação social de caráter eliminatório.
Na objetiva, os conteúdos foram de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos, com os exames aplicados na capital Maceió e na cidade de Arapiraca. O último concurso foi organizado pelo Cebraspe, banca brasiliense.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


