Concurso PM TO: reunião na terça, 3, define o cronograma do edital
Por Professor Isaquel Silva
A Polícia Militar do Tocantins está cada vez mais perto de divulgar o edital do concurso PM TO para o cargo de soldado. Os trabalhos de banca e comissão estão avançados e na próxima semana uma reunião definirá o cronograma do edital.
De acordo com o Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, em um vídeo que circula nas redes sociais, confirma que na terça-feira, 3, haverá uam reunião para definir o cronograma do concurso, com a data dos principais eventos.
Ainda segundo o chefe da corporação, os principais trâmites que precisavam ser cumpridos de forma prévia já foram finalizados pela banca organizadora e comissão. Agora, o edital é questão de tempo.
"Todos os trâmites necessários para o lançamento do edital, eles foram cumpridos pela comissão e pela banca organizadora. Agora, na terça-feira, dia,3, faremos uma reunião com a banca para justamente tratar do calendário do concurso."
Vale lembrar que, recentemente, a Polícia Militar do Tocantins informou à reportagem da Folha Dirigida que 'esboço do edital está em fase de conclusão'. No entanto, naquela ocasião, bem como também após a declaração do comandante, ainda não há uma data definida para o lançamento do edital.
Resumo do concurso PM TO
- Órgão: Polícia Militar do Estado de Tocantins
- Banca: Cebraspe
- Cargo: soldado
- Requisito: nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres).
- Vagas: mil
- Status: cronograma em definição
A boa notícia é que os trâmites estão, de fato, adiantados. O concurso da PM TO já tem banca organizadora e a corporação optou pelo Cebraspe para organizar a sua seleção.
E além de já ter definido o Cebraspe em agosto, no mesmo mês o contrato com a banca foi assinado. Essa notícia libera o edital para publicação e não coloca mais nenhum entrave burocrático no meio do caminho.
De fato, a única pendência será a finalização do edital e a definição do cronograma, que deve ser discutido durante esta primeira semana de novembro. Fica a expectativa para que o edital saia ainda este ano.
O próximo edital deverá ser divulgado como um espelho do anterior, com a mesma estrutura e etapas de seleção. Ele é a melhor referência para os estudos dos candidatos de forma antecipada.
No edital passado, a corporação trouxe cinco etapas, sendo elas: provas objetivas e dissertativas; exame de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação médica e odontológica; e investigação social.
Na primeira fase, a prova objetiva contou com 60 questões que foram divididas pelas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 20 questões;
- Raciocínio Lógico e Matemático: cinco questões;
- Atualidades e Conhecimentos Regionais: dez questões;
- Noções de Direito: dez questões;
- Noções de Informática: cinco questões;
- Normas Pertinentes à PM-TO: dez pontos.
Notícias relacionadas
O concurso para a Universidade Federal de Campina Grande oferta 151 vagas para técnico-administrativos, distribuídas entre 38 cargos. As provas objetivas acontecerão no dia 2 de fevereiro, nas cida...
Foi publicado o edital Dataprev! Conforme o documento, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência oferece 2.145 vagas, ao todo, entre imediatas e formação de cadastro de reserva, distribuída...
O edital do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para temporários foi publicado nesta quarta-feira (4). De acordo com o documento, são 31 vagas distribuídas entre os cargos ...