Concurso PM TO: reunião na terça, 3, define o cronograma do edital

Por Professor Isaquel Silva
A Polícia Militar do Tocantins está cada vez mais perto de divulgar o edital do concurso PM TO para o cargo de soldado. Os trabalhos de banca e comissão estão avançados e na próxima semana uma reunião definirá o cronograma do edital.
De acordo com o Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, em um vídeo que circula nas redes sociais, confirma que na terça-feira, 3, haverá uam reunião para definir o cronograma do concurso, com a data dos principais eventos.
Ainda segundo o chefe da corporação, os principais trâmites que precisavam ser cumpridos de forma prévia já foram finalizados pela banca organizadora e comissão. Agora, o edital é questão de tempo.
"Todos os trâmites necessários para o lançamento do edital, eles foram cumpridos pela comissão e pela banca organizadora. Agora, na terça-feira, dia,3, faremos uma reunião com a banca para justamente tratar do calendário do concurso."
Vale lembrar que, recentemente, a Polícia Militar do Tocantins informou à reportagem da Folha Dirigida que 'esboço do edital está em fase de conclusão'. No entanto, naquela ocasião, bem como também após a declaração do comandante, ainda não há uma data definida para o lançamento do edital.
Resumo do concurso PM TO
- Órgão: Polícia Militar do Estado de Tocantins
- Banca: Cebraspe
- Cargo: soldado
- Requisito: nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres).
- Vagas: mil
- Status: cronograma em definição
A boa notícia é que os trâmites estão, de fato, adiantados. O concurso da PM TO já tem banca organizadora e a corporação optou pelo Cebraspe para organizar a sua seleção.
E além de já ter definido o Cebraspe em agosto, no mesmo mês o contrato com a banca foi assinado. Essa notícia libera o edital para publicação e não coloca mais nenhum entrave burocrático no meio do caminho.
De fato, a única pendência será a finalização do edital e a definição do cronograma, que deve ser discutido durante esta primeira semana de novembro. Fica a expectativa para que o edital saia ainda este ano.
O próximo edital deverá ser divulgado como um espelho do anterior, com a mesma estrutura e etapas de seleção. Ele é a melhor referência para os estudos dos candidatos de forma antecipada.
No edital passado, a corporação trouxe cinco etapas, sendo elas: provas objetivas e dissertativas; exame de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação médica e odontológica; e investigação social.
Na primeira fase, a prova objetiva contou com 60 questões que foram divididas pelas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 20 questões;
- Raciocínio Lógico e Matemático: cinco questões;
- Atualidades e Conhecimentos Regionais: dez questões;
- Noções de Direito: dez questões;
- Noções de Informática: cinco questões;
- Normas Pertinentes à PM-TO: dez pontos.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


