Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Município de Goiana é retirado da Região Metropolitana do Recife

Publicado em 18 de November de 2020 às 18h19m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O município de Goiana deixou de fazer parte da Região Metropolitana do Recife (RMR), após revisão feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A RMR conta agora com 14 municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata e a capital pernambucana.

Desta forma, Goiana integra a Zona da Mata Norte. A revisão dos municípios das regiões metropolitanas (RMs), Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs) e Aglomerações Urbanas é feita semestralmente pelo IBGE. O trabalho é realizado desde 2013.

O IBGE informa que existem 74 regiões metropolitanas no Brasil.

Na Paraíba há 12; em Santa Catarina, 11; em Alagoas, nove; e no Paraná, oito. Em todo o País, existem ainda cinco aglomerações urbanas, sendo três em São Paulo e duas no Rio Grande do Sul. Após a revisão deste semestre, não houve mudanças nas RIDEs nem em outras RMs.

A inclusão do município no Grande Recife foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em dezembro de 2017, a partir de um projeto de lei do deputado Ricardo Costa (MDB). Em janeiro de 2018, a cidade passou a fazer parte da Região Metropolitana (veja vídeo acima). Em março de 2020, no entanto, um novo projeto de lei da Alepe propôs o retorno de Goiana para a Zona da Mata.

Na proposta, o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB) alegou que a cidade perdeu benefícios fiscais ao migrar para a Região Metropolitana e que a população e comerciantes da área pediram para que o município fosse reintegrado à Mata Norte do estado. O projeto foi aprovado pelos deputados estaduais em março de 2020 e, em abril, foi sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB).

 

Fonte: JC/G1.

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso BNB: banca cria página e edital é previsto para este mês

O edital do concurso BNB está previsto para sair até o final de janeiro e, ao que tudo indica, os preparativos estão adiantados. A página de inscrição já foi criada no site da banca organizadora. O...

Relacionada
POLITEC PE: retificações no edital

Estão abertas as inscrições do concurso Politec PE (Polícia Técnica do Estado de Pernambuco) que oferece 213 vagas para cargos de nível superior. Os interessados em participar da seleção podem se c...

Relacionada
Concurso Corpo de Bombeiros de PE: locais provas a partir das 15h desta segunda

A banca Instituto AOCP vai divulgar, nesta segunda-feira (15), os locais de provas do Concurso Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Para conhecer o local de realização da prova objetiv...