Município de Goiana é retirado da Região Metropolitana do Recife

Por Professor Isaquel Silva

O município de Goiana deixou de fazer parte da Região Metropolitana do Recife (RMR), após revisão feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A RMR conta agora com 14 municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata e a capital pernambucana.
Desta forma, Goiana integra a Zona da Mata Norte. A revisão dos municípios das regiões metropolitanas (RMs), Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs) e Aglomerações Urbanas é feita semestralmente pelo IBGE. O trabalho é realizado desde 2013.
O IBGE informa que existem 74 regiões metropolitanas no Brasil.
Na Paraíba há 12; em Santa Catarina, 11; em Alagoas, nove; e no Paraná, oito. Em todo o País, existem ainda cinco aglomerações urbanas, sendo três em São Paulo e duas no Rio Grande do Sul. Após a revisão deste semestre, não houve mudanças nas RIDEs nem em outras RMs.
A inclusão do município no Grande Recife foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em dezembro de 2017, a partir de um projeto de lei do deputado Ricardo Costa (MDB). Em janeiro de 2018, a cidade passou a fazer parte da Região Metropolitana (veja vídeo acima). Em março de 2020, no entanto, um novo projeto de lei da Alepe propôs o retorno de Goiana para a Zona da Mata.
Na proposta, o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB) alegou que a cidade perdeu benefícios fiscais ao migrar para a Região Metropolitana e que a população e comerciantes da área pediram para que o município fosse reintegrado à Mata Norte do estado. O projeto foi aprovado pelos deputados estaduais em março de 2020 e, em abril, foi sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB).
Fonte: JC/G1.

Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Jaboatão anuncia ações para armamento da Guarda Municipal
10 de Janeiro de 2024Super Guia Guarda Igarassu-PE: baixe pdf
10 de Janeiro de 2024Concurso Prefeitura de Igarassu-PE: inscrições abertas para 398 vagas