Concurso PC PB: categoria acredita em aval por parte do estado

Por Professor Isaquel Silva
A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia (Adepdel) acredita que o estado dará aval para a realização de um novo concurso PC PB. Para isso, a categoria espera o apoio da Secretaria de Segurança e da Delegacia Geral.
"Estamos confiantes que a Secretaria de Segurança e Delegacia Geral abraçarão as duas principais dificuldades da polícia civil: cumprimento da Lei 9082/2010 e concurso público", disse em suas redes sociais nesta segunda, 30.
No último dia 26, a Adepdel esteve com delegados da 3ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC), em reunião presencial e virtual.
A pauta principal foi o descumprimento, por parte do Estado, da Lei 9082/2010, que criou o subsídio da Polícia Civil como forma de pagamento. No entanto, o encontro também abordou as dificuldades dos policiais em meio ao déficit da categoria.
"Todos os colegas relataram as sérias dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil, sendo a questão do efetivo a mais comentada. Delegacia Seccional como Itaporanga, que abrange 20 cidades, está apenas com quatro delegados para responder pelos municípios 24 horas por todos os dias da semana. A Superintendência dispõe de menos de 40 delegados, para uma área de quase 1 milhão de habitantes", diz a categoria.
Segundo a Adepdel, em 2018, a categoria entregou ao Governo da Paraíba um estudo sobre a necessidade de reestruturação da Polícia Civil e, dentre os pontos principais, além do cumprimento da Lei do subsídio, estava a necessidade do concurso PC PB.
Trata-se de um estudo detalhado, por área e necessidade, para que a Polícia Civil possa estar cada vez mais presente nas cidades e atendendo de forma mais célere as demandas dos cidadãos", diz a Adepdel.
De acordo com a categoria, a PC PB não possui um novo edital há 12 anos. Com isso, desde outubro, a Adepdel iniciou, em Campina Grande, uma série de reuniões com os delegados da Polícia Civil do Estado.
O objetivo é discutir os problemas que a instituição enfrenta. Segundo a categoria, estão entre eles: o não cumprimento da Lei do Subsídio por parte do Governo do Estado; ausência de concurso público; e falta de valorização profissional.
"Não dá mais pra continuar assim. Trabalhar até morrer ou morrer de trabalhar", ressaltou o presidente da Adepdel, Steferson Nogueira.
O concurso PC PB é uma demanda antiga no estado. Em 2019, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, confirmou que estudos para um novo edital estavam sendo realizados.
No entanto, quase um ano depois da promessa, o concurso ainda não se tornou uma realidade para a PC PB. Na época, o secretário afirmou que precisaria do aval do governo e da equipe econômica do estado.
O último concurso PC PB completou 12 anos, sendo realizado em 2008. Na época, foram oferecidas 1.162 vagas, sendo 909 de nível superior e 252 de nível médio.
As oportunidades de nível superior foram distribuídas pelas carreiras de:
- delegado de polícia (33 vagas);
- perito oficial criminal (35);
- perito químico legal (16);
- perito médico-legal (26);
- perito odonto-legal (16);
- agente de investigação (569); e
-
escrivão de polícia (214).
Já as vagas de nível médio foram para os cargos de papiloscopista (cinco), técnico em perícia (24), necrotomista (24) e motorista policial (200). Os ganhos variaram entre R$1.231,20 e R$4.822,54.
O concurso teve o Cebraspe como organizador. Já os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas, exames médicos, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e prova de títulos.
Na primeira etapa, foram aplicadas questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, sendo necessário acertar, pelo menos, 50% dos pontos de cada área de conhecimento para ser aprovado.
O concurso ficou válido por dois anos, sendo prorrogado por mais dois anos. Neste período, os candidatos aprovados foram convocados e contratados conforme o regime estatutário, que garante a estabilidade do servidor.
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


