Concurso PF terá Cebraspe como banca e encaminha contratação
Por Professor Isaquel Silva
O concurso PF 2021 será organizado pelo Cebraspe. A Folha Dirigida apurou e confirmou que a banca de Brasília foi a escolhida pela corporação e deve ser anunciada a qualquer momento.
Além disso, o contrato com a banca já teria sido encaminhado para assinatura. Ao que tudo indica, o anúncio pelo Cebraspe no Diário Oficial da União já deve ser divulgado com o extrato do contrato - que já pode ter sido assinado, inclusive.
A reportagem da Folha Dirigida ainda apurou a informação de que o contrato é de responsabilidade da própria PF, que deve agilizar a assinatura com a banca sem complicações.
A Polícia Federal realiza os trâmites internamente a todo vapor para conseguir oficializar a banca o mais rápido possível para ter edital no início de janeiro de 2021.
A escolha da PF pelo Cebraspe não surpreende, já que ela sempre foi a banca mais cotada e organizou os últimos concursos públicos da corporação. A Folha Dirigida também já havia confirmado o contato da Polícia Federal com as instituições na última semana.
Além disso, a própria Polícia Federal confirmou à reportagem que cinco bancas enviaram propostas para organizar o concurso, sendo:
- Cebraspe
- Iades
- IBFC
- Instituto AOCP
- FGV
Concurso PF deve ter provas nos primeiros meses de 2021
O cronograma oficial do concurso da PF somente será confirmado após a publicação do edital. Mas, as provas escritas devem ser aplicadas nos primeiros meses do ano ou até junho.
Isso porque a corporação prevê realizar provas ainda no primeiro semestre. Mas, como deseja contar com os primeiros 1.500 policiais até dezembro, ela solicitou a redução do prazo entre edital e provas.
Este prazo é de quatro meses e a corporação solicita reduzir para dois meses. Com isso, se o edital sair em janeiro, as provas poderão acontecer entre março e abril. Mas, esse aval depende do Ministério da Economia.
Além disso, o cronograma sugestivo enviado pela PF à Economia junto com o pedido de autorização do concurso prevê provas em abril de 2021:
Cronograma sugestivo do concurso PF 2020 (não cumprido)
- Assinatura do contrato com a organizadora: 23 de novembro de 2020
- Publicação de edital: 08 dezembro de 2020
- Aplicação das provas objetivas e discursivas: 11 de abril de 2021
- Teste de Aptidão Física: 12 a 13 de junho de 2021
- Aplicação do exame médico: 17 e 18 de julho de 2021
- Prova de digitação: 22 de agosto de 2021
- Avaliação psicológica: 26 de setembro de 2021
- Heteroidentificação de candidatos negros: 31 de outubro de 2021
- Avaliação de títulos: 22 a 26 de novembro de 2021
- Resultado final: 21 de dezembro de 2021
- 1º Curso de Formação: janeiro de 2022
- 2º Curso de Formação: julho de 2022
*Ajustes nesse cronograma ainda não foram revelados pela corporação, mas ele já dá uma boa base para os intervalos que a PF pretende seguir entre as etapas.
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias relacionadas
O Governo da Paraíba deverá realizar um novo certame público para professor em 2024. Conforme apurou o ClickPB, a informação foi detalhada pelo governador João Azevêdo (PSB) durante solenidade em Alha...
A banca organizadora do próximo concurso GCM Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, foi definida. A Fundação Carlos Chagas (FCC) será responsável pelo novo certame. De acordo com...
Nesta segunda-feira (19), começam as inscrições do Concurso SEMOB Olinda (Secretaria de Mobilidade Urbana do Município). Os andidatos deverão se inscrever entre os dias 19 de fevereiro e 19 de mar...