Concurso Depen é retomado! Provas marcadas para fevereiro
Por Professor Isaquel Silva
O concurso Depen com 309 vagas foi retomado. Em publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 20, o Departamento Penitenciário Nacional anuncia o novo cronograma da seleção para agente penitenciário e especialista, paralisada em 2020 em virtude da Covid-19.
De acordo com a publicação, as aguardadas provas objetivas e discursivas estão previstas para 28 de fevereiro. O resultado final da seleção está programado para 22 de março. Veja as datas.
O Depen acaba seguindo o que Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal fizeram neste início de ano: confirma a aplicação de suas provas, em âmbito nacional, para o primeiro trimestre.
A aplicação acontecerá em todas as capitais, além do Distrito Federal. O Cebraspe, organizador dos três concursos, será o responsável por adotar as condições sanitárias necessárias.
prova objetiva do concurso terá caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será composta por 120 questões no estilo certo ou errado, já característico do Cebraspe.
A avaliação para o cargo de agente de execução penal será composta por 30 questões de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Específicos e 40 de Conhecimentos Complementares. Essas distribuídas pelos itens de:
- Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática;
- Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social e Legislação Especial;
- Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.
O concurso também terá vagas para especialistas. Neste caso, a prova contará com 40 itens de Conhecimentos Básicos, 50 de Conhecimentos Específicos e 30 de Conhecimentos Complementares. Neste caso, serão abordados conteúdos de:
- Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social;
- Conhecimentos Específicos: variáveis em cada especialidade;
- Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.
A prova discursiva, que consistirá na elaboração de uma redação, será aplicada a todos os concorrentes. O texto deverá ter até 30 linhas e abordará um conteúdo sobre Atualidades.
Os aprovados ainda passarão por uma segunda etapa, que consistirá em curso de formação. Este será ministrado pelo próprio Depen.
Resumo do concurso Depen
- Órgão: Departamento Penitenciário Nacional
- Vagas: 309
- Cargos: agente federal de execução penal e especialista federal em assistência à execução penal
- Requisitos: níveis médio e superior
- Remuneração: de R$5.865,70 a R$6.030,23
- Banca: Cebraspe
- Provas objetiva e discursiva: 28/02/2021
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias relacionadas
Em contato com a Plataforma EP, o Departamento de Comunicação do Instituto AOCP se posicionou através de nota negando toda e qualquer incoerência denunciada no TAF do concurso da PM e CBMPE 2024. N...
As provas do concurso Correios serão aplicadas no dia 15 de dezembro, e a banca IBFC divulgou o número oficial de candidatos inscritos no certame! De acordo com a estatística de inscritos divulgada...
Foi publicado nesta quarta-feira, 18 de dezembro, no Diário Oficial da União, o extrato do novo edital EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)! Serão ofertadas 545 vagas imediatas e forma...