Concursos PM e CBM AL: secretário revela prazo entre edital e prova
Por Professor Isaquel Silva
O Estado de Alagoas trabalha para abrir 6 mil vagas em concursos este ano. Entre eles, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão com os preparativos mais avançados e devem ter os primeiros editais publicados.
A estimativa é que a divulgação ocorra no mês de abril. O prazo foi confirmado pelo secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio do Estado (Seplag AL), Fabrício Marques Santos, em entrevista à Folha Dirigida nesta quinta-feira, 28.
“Nós estamos trabalhando na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros para publicar (o edital) de fato em abril", disse o gestor.
A PM e os Bombeiros AL devem ter os primeiros editais porque há um modelo a ser seguido. O que facilita a elaboração dos documentos.
"Como a gente já fez esses concursos nesses últimos anos, então são editais que estão prontos na prática. São detalhes que a gente vai melhorar. Eles sairão na frente pela facilidade", explicou o secretário.
Conforme informado por Fabrício Marques Santos, as primeiras provas dos concursos ocorrerão 90 dias após a publicação do edital. “Será no primeiro domingo após completar 90 dias do edital”, afirmou.
Caso os editais saiam em abril, as provas devem ser aplicadas a partir de julho.
O concurso PM AL foi autorizado no dia 12 de janeiro, em edição extra do Diário Oficial. Ao todo, serão abertas 1.060 vagas, sendo mil para soldados e 60 para oficiais.
Ambos os cargos exigem o ensino médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m do sexo feminino.
Já para o Corpo de Bombeiros, a oferta será de 170 vagas, das quais 150 para soldado e 20 para oficial combatente. A exigência nas duas carreiras é o nível médio completo.
Resumos Concurso PM e Bombeiros AL
- Vagas: 1.060 para Polícia Militar e 170 para o Corpo de Bombeiros
- Cargos: soldado e oficial
- Requisitos: ensino médio completo
- Edital: abril
Concursos PM AL e Bombeiros AL: Cebraspe pode ser a banca
Durante a entrevista, o secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio do Estado informou que a contratação do Cebraspe (antigo Cespe/UnB) é “o caminho mais natural para realização dos concursos”.
De acordo com ele, a banca de Brasília “já tem modelos de editais prontos e realizou concursos anteriores no Estado”. Porém, Fabrício Marques Santos não chegou a confirmar a contratação do Cebraspe.
Ele explicou que não necessariamente todos os concursos previstos para Alagoas em 2021 serão realizados pelo Cebraspe. A confirmação virá por meio de publicações no Diário Oficial do Estado.
O secretário de Planejamento também confirmou que o objetivo do governador é nomear os aprovados nos concursos entre outubro de 2021 e janeiro de 2022. A data de convocação dependerá da conclusão de todas as etapas dos processos seletivos.
“O governador quer nomear todos os aprovados até o início de 2022. O objetivo é que tenha condições de nomear entre outubro e janeiro de 2022”, destacou Fabrício Marques Santos.
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio do estado (Seplag AL) já adiantou que oito editais de concursos serão divulgados este ano. Os concursos serão para os seguintes órgãos/secretarias:
- Polícia Civil AL;
- Polícia Penal AL;
- PM AL e Bombeiros AL;
- PGE AL;
- Perícia Oficial;
- Sesau AL (Secretaria de Saúde); e
- Seduc AL (Secretaria de Educação).
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias relacionadas
Entenda o que aconteceu com o cronograma do Concurso da Prefeitura de Olinda-PE No dia 26 de julho, a banca organizadora IAUPE divulgou um comunicado suspendendo o cronograma do Concurso da Prefeit...
A banca organizadora INDEC divulgou os locais de provas do concurso Câmara Cabo Santo Agostinho, região metropolitana do Recife. O certame oferece 42 vagas imediatas, além de cadastro reserva. A...
Saiu o edital do Concurso da Guarda Municipal de Machados, agreste pernambucano. O certame oferta 12 vagas. A remuneração é de R$ 1.412,00 para 30 horas semanais. A inscrição pode ser realizada ...