Concursos PM e CBM AL: secretário revela prazo entre edital e prova

Por Professor Isaquel Silva
O Estado de Alagoas trabalha para abrir 6 mil vagas em concursos este ano. Entre eles, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão com os preparativos mais avançados e devem ter os primeiros editais publicados.
A estimativa é que a divulgação ocorra no mês de abril. O prazo foi confirmado pelo secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio do Estado (Seplag AL), Fabrício Marques Santos, em entrevista à Folha Dirigida nesta quinta-feira, 28.
“Nós estamos trabalhando na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros para publicar (o edital) de fato em abril", disse o gestor.
A PM e os Bombeiros AL devem ter os primeiros editais porque há um modelo a ser seguido. O que facilita a elaboração dos documentos.
"Como a gente já fez esses concursos nesses últimos anos, então são editais que estão prontos na prática. São detalhes que a gente vai melhorar. Eles sairão na frente pela facilidade", explicou o secretário.
Conforme informado por Fabrício Marques Santos, as primeiras provas dos concursos ocorrerão 90 dias após a publicação do edital. “Será no primeiro domingo após completar 90 dias do edital”, afirmou.
Caso os editais saiam em abril, as provas devem ser aplicadas a partir de julho.
O concurso PM AL foi autorizado no dia 12 de janeiro, em edição extra do Diário Oficial. Ao todo, serão abertas 1.060 vagas, sendo mil para soldados e 60 para oficiais.
Ambos os cargos exigem o ensino médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m do sexo feminino.
Já para o Corpo de Bombeiros, a oferta será de 170 vagas, das quais 150 para soldado e 20 para oficial combatente. A exigência nas duas carreiras é o nível médio completo.
Resumos Concurso PM e Bombeiros AL
- Vagas: 1.060 para Polícia Militar e 170 para o Corpo de Bombeiros
- Cargos: soldado e oficial
- Requisitos: ensino médio completo
- Edital: abril
Concursos PM AL e Bombeiros AL: Cebraspe pode ser a banca
Durante a entrevista, o secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio do Estado informou que a contratação do Cebraspe (antigo Cespe/UnB) é “o caminho mais natural para realização dos concursos”.
De acordo com ele, a banca de Brasília “já tem modelos de editais prontos e realizou concursos anteriores no Estado”. Porém, Fabrício Marques Santos não chegou a confirmar a contratação do Cebraspe.
Ele explicou que não necessariamente todos os concursos previstos para Alagoas em 2021 serão realizados pelo Cebraspe. A confirmação virá por meio de publicações no Diário Oficial do Estado.
O secretário de Planejamento também confirmou que o objetivo do governador é nomear os aprovados nos concursos entre outubro de 2021 e janeiro de 2022. A data de convocação dependerá da conclusão de todas as etapas dos processos seletivos.
“O governador quer nomear todos os aprovados até o início de 2022. O objetivo é que tenha condições de nomear entre outubro e janeiro de 2022”, destacou Fabrício Marques Santos.
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio do estado (Seplag AL) já adiantou que oito editais de concursos serão divulgados este ano. Os concursos serão para os seguintes órgãos/secretarias:
- Polícia Civil AL;
- Polícia Penal AL;
- PM AL e Bombeiros AL;
- PGE AL;
- Perícia Oficial;
- Sesau AL (Secretaria de Saúde); e
- Seduc AL (Secretaria de Educação).
Fonte: Folha Dirigida.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


