Pernambuco anuncia a convocação de 1.925 novos profissionais para segurança pública
Por Professor Isaquel Silva
Novos profissionais irão reforçar a segurança pública em Pernambuco. O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (4), a convocação de novos 1.925 profissionais da área. Serão chamados 1.510 aprovados da Polícia Militar, 100 da Polícia Civil, 220 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e 95 da Polícia Científica. A previsão é de que em julho deste ano, após o curso de formação, o primeiro grupo de profissionais já esteja trabalhando nas ruas.
“O ano de 2020 foi muito difícil, por causa da pandemia, e afetou todos os pernambucanos. Mas temos que continuar avançando. Apesar de tantas restrições, a segurança pública de Pernambuco é prioridade e esses novos 1.925 profissionais vão ajudar muito nosso Estado a avançar no Pacto Pela Vida e, cada vez mais, a buscarmos a paz dos pernambucanos”, ressaltou Paulo Câmara.
Dos 1.510 convocados na PMPE, 60 vagas serão destinadas a oficiais e outras 1.450 para soldados. O início do curso para o cargo de oficial acontece em abril, com duração média de um ano. Já o Curso de Habilitação e Formação de Praças será dividido em duas turmas. A previsão de início do curso de formação da primeira, com 750 aprovados, também é para abril, com duração de sete meses. A segunda turma deve começar no primeiro semestre de 2022, com o chamamento de mais 700 candidatos.
Antônio de Pádua, secretário de Defesa Social de Pernambuco, acredita ser fundamental a ampliação do efetivo para combater crimes no Estado. “Estamos chegando, em janeiro, ao 41º mês seguido de queda nos roubos em Pernambuco. O primeiro mês de 2021 registra também retração nos crimes contra a vida. Fizemos procedimentos operacionais que possibilitaram resultados importantes, mas é preciso avançar. Com a chegada dos novos policiais e bombeiros militares, daremos maior musculatura à prevenção e repressão de crimes", afirmou Pádua.
A Polícia Civil contará com a convocação de 100 delegados. A primeira turma, com 50 aprovados, começa o curso de formação também em abril, com duração de quatro meses. A segunda turma, com mais 50 candidatos, deve iniciar o curso no primeiro semestre de 2022. A expectativa é que, a partir do início do segundo semestre, os novos policiais da primeira turma estejam aptos a reforçar as equipes das delegacias em todo o Estado.
Os 220 bombeiros militares que serão convocados também serão divididos em duas turmas. A primeira terá 100 alunos, a partir de abril de 2021, e a segunda contará com mais 100 aprovados no concurso, com previsão de início no primeiro semestre de 2022. O Curso de Formação e Habilitação de Praças tem duração de sete meses. Também serão convocados 20 aprovados para as vagas de oficial, que passarão pelo curso inicial por um ano, a contar do próximo mês de abril.
Para a Gerência Geral de Polícia Científica, o governador autorizou a convocação de 50 médicos legistas e 45 auxiliares de perito. Ambos os cursos têm duração média de quatro meses, com início em abril de 2021. Os futuros servidores estarão aptos a atuar a partir do segundo semestre de 2021.
Fonte: Folha de Pernambuco
Notícias relacionadas
O extrato de contrato entre a Polícia Penal do Ceará e a banca organizadora do concurso Polícia Penal CE, o IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), consta ...
O governador Carlos Brandão autorizou a realização de novos concursos Segurança MA para três corporações. A oferta será destinada à Polícia Civil, Perícia Oficial e ao Corpo de Bombeiros. O quantit...
A Prefeitura de Camaragibe iniciou, nesta terça-feira (16), as inscrições para o concurso público da sua Guarda Municipal (GMC). O processo de inscrição é realizado exclusivamente através da plataf...