Concurso Bombeiros AL: Idecan entra na disputa para ser a banca

Publicado em 11 de fevereiro de 2021 às 15h18m
Por Professor Isaquel Silva
Compartilhar:
EP Aprova

Mais uma banca entrou na disputa pela organização do concurso Bombeiros AL. Agora, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) também é uma candidata a ficar à frente da seleção.

Mas, engana-se quem pensa que o Idecan deseja organizar apenas a seleção do Corpo de Bombeiros. A banca manifestou interesse em todos os concursos do estado, sendo eles:

O interesse da banca veio através de uma carta de manifestação, quando ela apresenta aos órgãos sua proposta de prestação de serviços para o planejamento, organização e realização dos concursos citados acima. 

Mas, é importante destacar que outra banca desponta como favorita para organizar os concursos Alagoas, sendo ela o Cebraspe.

Até mesmo, recentemente, em entrevista à Folha Dirigida, o secretário do Planejamento de Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, comentou sobre a escolha das organizadoras e citou banca de Brasília.

Ele diz que o Cebraspe está entre as bancas mais cotadas por conta do seu histórico e necessidade de realizar as seleções de forma célere.

"Nesses últimos anos que estou na frente da pasta, todos os concursos foram feitos pelo Cebraspe [...] É o caminho mais natural para a realização dos concursos", disse o secretário.

Apesar do parecer favorável por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE) acerca da banca, o chefe da pasta adiantou que nem todos os concursos Alagoas devem ser de fato organizados pelo Cebraspe, mas que há uma tendência para isso.

O concurso Bombeiros AL ganhou um cenário importante no início do ano, quando em janeiro o governo do Estado de Alagoas autorizou o novo edital.

A oferta será de 170 vagas, sendo 150 para soldado e 20 para oficial combatente. A confirmação veio em publicação extra do Diário Oficial do dia 13 de janeiro, que confirma o aval da PGE e do governador.

Renan Filho deu aval para mais de 4 mil vagas para áreas como Segurança, Educação e PGE. A expectativa é para que os editais possam ser publicados entre abril e junho de 2021.

Fonte: Folha Dirigida.