Concurso CE: lei de cota de 20% para negros é assinada pelo governo

Por Professor Isaquel Silva
O projeto de Lei que destina 20% das vagas de concursos públicos (concurso CE) para candidatos negros foi assinada pelo governo do estado do Ceará nesta quinta-feira (25/3). A reserva das vagas já será válida para os editais autorizados.
De acordo com o governador do estado, Camilo Santana, o documento assinado será publicado no DOE do dia 25 de março.
egundo a legislação, a reserva de 20% para negras e negros estará descrita nos editais de concursos públicos estaduais.
Além disso, documento deve trazer a especificação do total de vagas sempre que o número de funções ofertadas, para o cargo ou emprego público, for igual ou superior a cinco.
Os candidatos deverão declarar o acesso às vagas reservadas no momento da inscrição, conforme os requisitos de cor e raça do IBGE.
“Importante iniciativa rumo a promoção da igualdade racial e enfrentamento as desigualdades sociais e raciais”, destacou a assessora especial por meio de redes sociais.
De acordo com Camilo Santana, o projeto foi baseado na Lei Federal 12.288, que institui o Estatuto da Igualdade Racial que acolhe uma demanda antiga dos movimentos sociais, que têm a luta antirracista como pauta central.
Caso aprovada, a medida poderá ser válida nos próximos editais de concursos públicos já confirmados pelo governo. São mais de 2 mil vagas confirmadas.
Fonte: Direção.
Notícias Relacionadas
10 de Janeiro de 2024Professores EP elaboram recursos contra questões do Concurso Guarda Paulista
10 de Janeiro de 2024Saiu Edital da Prefeitura de Jati (CE) abre quase 100 vagas para 37 cargos
10 de Janeiro de 2024Governo de AL cria comissões para novos concursos do Detran e da Uncisal


