Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso IBGE: Instituto fala sobre o orçamento e futuro do Censo

Publicado em 26 de March de 2021 às 15h15m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística se posicionou, por meio de nota, nesta sexta-feira, 26, sobre o corte no orçamento para a realização do Censo Demográfico 2021. A redução pode inviabilizar o concurso IBGE e a própria pesquisa.

Com a redução de quase 90% do Orçamento previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) encaminhado, em agosto de 2020, ao Congresso Nacional, o IBGE pode não conseguir realizar o Censo neste ano.
 

"Diante deste cenário, o IBGE solicitará orientações ao Ministério da Economia sobre os procedimentos no tocante à operação censitária que, de acordo com a lei 8.184/1991, deve ser realizada a cada dez anos", disse o Instituto em nota.


Desta forma, o IBGE aguarda agora o posicionamento do Ministério da Economia para decidir o futuro do Censo e, consequentemente, o andamento do concurso IBGE.

A proposta orçamentária foi aprovada na última quinta-feira, 25, pelo Congresso Nacional. O texto final reduziu de R$2 bilhões para R$71 milhões os recursos previstos para o Censo Demográfico deste ano. 

Durante a votação, o líder da minoria no Congresso, deputado Arlindo Chinaglia (PT SP), informou que, depois de conversar com líderes dos partidos de oposição, a maioria deles se posicionou de forma favorável ao acordo com o governo para reforçar o orçamento da Saúde, da Educação, da Assistência Social e do IBGE.

Esse reforço ocorrerá por meio de projetos de abertura de crédito orçamentário (PLNs), que deverão ser apresentados ao longo do ano. Apesar da promessa, os partidos Novo, Psol e PC do B foram contra, já que alegaram que a proposta de recomposição do Orçamento é "vazia".

Segundo a categoria ligada ao IBGE, sem a pesquisa, o país corre o risco de um apagão estatístico em meio a uma pandemia. Como consequência, a defasagem do Censo, que já dura 11 anos, pode minar políticas públicas para os próximos anos.

Fonte: Folha Dirigida. 

 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso Fundaj: ministro reforça pedido para edital; 284 vagas!

O ministro Camilo Santana reforçou, em ofício, o pedido de concurso Fundaj e pediu prioridade ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI). A solicitação visa ao preenchimento de 284 vagas. Segundo o d...

Relacionada
PM Sergipe: Comissão formada!

Foi publicada, no Diário Oficial do estado desta terça-feira (18/6), a instituição da comissão do novo concurso PM SE (Polícia Militar de Sergipe)! De acordo com o documento, o grupo será responsáv...

Relacionada
Governo da Paraíba deve realizar novo concurso para professor com duas mil vagas

O Governo da Paraíba deverá realizar um novo certame público para professor em 2024. Conforme apurou o ClickPB, a informação foi detalhada pelo governador João Azevêdo (PSB) durante solenidade em Alha...