Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

Concurso IBGE: presidente defende Censo 2021, mas não descarta 2022

Publicado em 03 de maio de 2021 às 08h34m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Eduardo Rios Neto, tomou posse no cargo e defendeu, na última sexta-feira, 30, o Censo Demográfico. O posicionamento reafirmou a necessidade de concluir o concurso IBGE, com mais de 204 mil vagas temporárias.

Segundo Rios Neto, o projeto do Censo Demográfico está pronto e o Instituto está preparado para realizá-lo este ano. No entanto, para isso, é necessária a liberação dos recursos orçamentários.

Com isso, ele não descarta a possibilidade do Censo ficar para 2022, considerando que o cronograma original de preparação já sofreu adiamentos em etapas que não puderam ser concluídas sem a definição da verba esperada.

"Estamos preparados tecnicamente para a realização do Censo neste ano. Há um clamor social para que ele ocorra. Precisamos, contudo, aguardar se o orçamento de R$2 bilhões será recomposto, seja por via judicial ou pelo Congresso, para que todo o planejamento da operação censitária seja executado", explicou Rios Neto.

Embora não haja consenso, e alguns defendam o adiamento do Censo para 2022 por razões sanitárias, o presidente disse acreditar na viabilidade da operação em 2021.

Ele ressaltou que todos os membros da Comissão Consultiva do Censo Demográfico se manifestaram favoráveis à realização do Censo neste ano, assim como um número expressivo de ex-presidentes do IBGE. O novo presidente não descarta, contudo, que ele seja feito em 2022.

"Nesse segundo cenário, seria necessário um aporte de recursos maior do que o que já está na Lei Orçamentária desse ano, a fim de garantir a economicidade e a tecnicidade das atividades de planejamento. O que me preocupa é a continuidade do processo censitário. Cabe, também, avaliar a conveniência de se alterar a data de início da coleta para o primeiro semestre de 2022. Em suma, estou pronto para liderar o processo, mesmo diante destas incertezas", afirmou Rios Neto.

Fonte: Folha Dirigida. 

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Concurso Caixa: último dia de inscrições; veja próximas datas

As inscrições do concurso Caixa, com 4.050 vagas, terminam nesta segunda-feira, 25 de março. Os interessados têm até as 23h59 para concorrer. O primeiro passo é acessar o site da Fundação Cesgranri...

Relacionada
Concurso Guarda Belo Jardim-PE: último dia para realiza inscrição!

Terminam neste domingo (3), as inscrições parao Concurso Guarda Municipal de Belo Jardim, agreste pernambucano.  O certame oferta 15 vagas! As inscrições já estão abertas. Os interessados podem ...

Relacionada
Prefeitura de Itambé-PE abre concurso com 164 vagas!

A prefeitura de Itambé, em Pernambuco, lançou edital de concurso público a fim de preencher 164 vagas imediatas. As oportunidades são para os níveis fundamental, médio e superior. Se efetivados, os...