Estamos ao vivo no Youtube! Acesse agora para acompanhar 😃.

'Espero encontrar um caminho para fazer justiça', diz governador sobre concurso da PM

Publicado em 20 de September de 2021 às 16h19m
Por Professor Isaquel Silva
EP Aprova

O governador Renan Filho (MDB) comunicou, nesta segunda-feira, 20, que ainda aguarda a conclusão das investigações, como também a decisão da Justiça, para definir o cancelamento ou não do concurso público da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL). O gestor disse, durante a inauguração da UPA de Cidade Universitária, evento promovido no fim da manhã de hoje, que o estado busca uma solução para "fazer justiça" com os candidatos.

O certame com suspeita de fraude teve as provas objetivas realizadas no mês passado e as próximas fases estão temporariamente suspensas em decorrência do inquérito. A Justiça alagoana acolheu, no último dia 15, o pedido de liminar proposto por uma Ação Popular impetrada por candidatos e também determinou a suspensão até a decisão do mérito. Um candidato suspeito de fraude já está preso.

"O concurso da PM foi suspenso pela Justiça e pela comissão organizadora do Governo. Estamos aguardando a finalização das investigações para tomar uma decisão. Óbvio que agora a decisão não será só do governador, porque o problema já está judicializado. A decisão será da Justiça e do Governo do Estado", afirmou.

Renan Filho destacou também que os candidatos devem ter condições iguais para prestar o concurso, sem prejuízo por um ou outro concurseiro que queira tirar vantagem de forma ilegal. "Espero que a gente encontre o caminho para fazer justiça, que não permita fraude no concurso, e que garanta que as pessoas tenham condições de fazer a prova e de aprovação se tiver conhecimento. Ou, se a fraude não tiver tido amplitude, a gente siga adiante com o concurso. Espero que nos próximos dias a gente conclua a investigação".

No dia 10 de setembro, um homem foi preso por desacato depois de ter sido denunciado por vizinhos por conta de som alto no bairro Santa Lúcia. A festa era, na verdade, a comemoração pela aprovação no concurso para ingresso na PM alagoana, cujo resultado foi divulgado naquele mesmo dia. Chamou atenção a ficha do sujeito  - ele teria no "currículo" 7 prisões -  e um outro fato que não preenche os requisitos do certame, ele só teria a 4ª série do Ensino Fundamental.

Com isso, a polícia também vai investigá-lo por suspeita de fraude. Paralelamente, uma outra denúncia dá conta de que um grupo de União dos Palmares, cerca de 150 pessoas, que teria comprado o gabarito da prova realizada no dia 15 de agosto. As respostas corretas da prova teriam sido clonadas, e daí viria a aprovação de presidiários ou ex-presidiários.

Fonte: TNH1

EP Aprova

Notícias relacionadas

Relacionada
Guarda Santa Rita-PB: acompanhe Raio X do Edital publicado

A Prefeitura de Santa Rita divulgou nesta segunda-feira (06) a realização de concurso público para a criação da Guarda Civil Municipal.  O concurso oferecerá 100 vagas, sendo 40 para contratação im...

Relacionada
IGEDUC divulga gabaritos preliminares do Concurso da Pref. de Itapissuma-PE

A banca IGEDUC liberou os gabaritos preliminares do Concurso da Guarda Municipal de Itapissuma, região metropolitana do Recife. As provas do Concurso da Guarda Municipal de Itapissuma, região metro...

Relacionada
Concursos Polícia Penal: veja os próximos editais previstos

Você tem o sonho de ingressar na Segurança Pública, mas não sabe qual carreira escolher? Saiba que os Concursos de Polícia Penal têm sido um grande atrativo aos concurseiros. Esse tipo de certam...